Programação
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Nessa aula inicial vamos descrever os objetivos do curso e faremos uma discussão para motivar alguns temas a serem tratados.
Nossa aula terá duas atividades:- Discussão do artigo Lewontin (1972), que vocês devem ler em preparação para a aula, e um comentário sobre uso de categorias genomicamente definidas.
- Roteiro para nortear nossa discussão aqui
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Preparação para a aula:
Assista aos seguintes vídeos:
Prepare os seguintes exercícios para discussão em sala:- Lista de exercícios [link]
- Link para arquivos usados no exercício 5: [chr21 braço curto] [chr21 braço longo]
Jamboard para aula
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Preparação da aula
Assista aos seguintes vídeos sobre deriva genética:
Prepara as seguintes questões, para discutir em sala:
- Lista de questões
- Link para jamboard [aqui]
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Preparar:
- Video: Deriva com mutação e teoria neutra [video parte 1] [video parte 2 ]
- Video: Tamanho efetivo populacional [aqui]
- Questões para discussão [aqui] [tabela 7.6]
A aula síncrona:
Leituras complementares:
1. Artigo de divulgação sobre a teoria neutra (em inglês) [aqui]
2. Artigo sobre a teoria neutra escrito por Tatiana Torres [aqui]
3. Um resumo acessível sobre a teoria neutra [aqui] -
Preparação:
Leituras de textos para discussão: (i) Gopalan et al., 2022; (ii) Lewis et al., 2022
Material de apoio para a aula:
Se esse for seu primeiro contato com a temática de ancestralidade genética recomendo:
- Série de vídeos
São vídeos curtos de 5-10min feitos para o público leigo com intuito de deixar as questões ligadas a ancestralidade genética mais acessíveis. Recomendo assistir os vídeos de 1 ao 10.
- Capítulo 14 do Livro Human Evolutionary Genetics [pdf]
- Texto de divulgação: Ancestralidade, genética e identidade [pdf] -
Nesta aula discutiremos as premissas e técnicas aplicadas nos estudos de identificação de genes associados a fenótipos de etiologia monogênica e multifatorial. Selecionei três artigos (duas revisões e um artigo de pesquisa original) para discussão. Leiam nesta ordem:
Paediatric genomics: diagnosing rare disease in children. Wright et al, Nature Reviews Genetics, 2018
Genetic association studies. Heather J Cordell, David G Clayton, Lancet, 2005
Loci associated with skin pigmentation identified in African populations. Crawford et al, Science, 2017
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Carxs alunxs,
Leiam nessa ordem:
The personal and clinical utility of polygenic risk scores. Torkamani et al, Nature Reviews Genetics, 2018
Genome-wide polygenic scores for common diseases identify individuals with risk equivalent to monogenic mutations. Khera et al, Nature Genetics, 2018
Analysis of polygenic risk score usage and performance in diverse human populations. Duncan et al, Nature Communications, 2019
Boa semana!Michel
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Carxs alunxs,
Vamos discutir estes dois artigos:
Pharmacogenomics. Roden et al, Lancet, 2019
Pharmacogenomics in admixed populations. Guilherme Suarez-Kurtz, Trends in Pharmacological Sciences, 2005
Um abraço,
Michel
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Olá pessoal,
Segue o questionário e o material de estudo referente à aula.
Atenciosamente,
Renan.
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Olá pessoal,
Segue o questionário e o material de estudo referente à aula.
Atenciosamente,
Renan.
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05/07/2023: Doenças condicionadas por mecanismo ligado ao X e Doenças condicionadas por mecanismo multifatorial
Olá pessoal,
Segue o material de estudo referente ao tópico.
Atenciosamente,
Renan.