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Programa A (Docente responsável: Júlio César Pimentel Pinto Filho). História da Cultura I: Literatura e história no XX: o século do desassossego. O tema do desassossego, de óbvia origem pessoana, recebeu, nas duas últimas décadas do século XX, tratamento detalhado da crítica cultural e passou a ser considerado um eixo não apenas para compreender os mecanismos internos da obra do escritor português, mas também uma categoria que ajuda a analisar os dilemas que envolvem a relação entre ficção e história. Tomado genericamente como uma demonstração de incômodo perante o mundo, o desassossego, em suas representações, ofereceria, segundo palavras do escritor toscano Antonio Tabucchi, uma maneira de significar criticamente a história vivida, atrelando-a à experiência estética e extraindo dela repertório formal e temático para a produção literária no XX. Programa B (Docente responsável: Eduardo Natalino dos Santos). História da Cultura I: Os usos da escrita e do calendário na Mesoamérica: poder político e hierarquia social em tempos pré-hispânicos e coloniais. Uma das principais características que definem a Mesoamérica como macrorregião histórico-cultural é a presença concomitante e integrada de sistemas de escrituras pictoglíficas e de um certo tipo de calendário, plasmados em suportes materiais variados: gravados em pedra e madeira, pinturas murais e pinturas sobre cerâmica, pele de animais, tecidos e papéis, entre outros. Esses sistemas de calendário e de escritura eram utilizados predominantemente pelas elites dirigentes mesoamericanas para o registro e a difusão de temas estreitamente vinculados às suas próprias atuações, papéis e objetivos políticos. O objetivo central da disciplina é apresentar e analisar os usos sociopolíticos da escrita e do calendário pelas elites mesoamericanas nos períodos Pré-hispânico e Colonial Inicial (ou seja, entre os séculos VI a.C. e XVI d.C.). Pretende-se atingir esse objetivo central e geral por meio dos seguintes objetivos particulares e correlatos: a) apresentar os princípios básicos de funcionamento dos sistemas de calendário e das escrituras pictoglíficas; b) mapear suas principais formas de expressão, seus principais temas e seus principais usos políticos c) apresentar os mais importantes tipos de fontes escritas pré-hispânicas e coloniais ameríndias produzidas nesta região da América Indígena, bem como os principais problemas relacionados à sua leitura, compreensão e análise; d) propiciar o contato com as concepções cosmológicas e históricas das tradições mesoamericanas de pensamento e escrita; e) exercitar a prática de analisar fontes escritas e figurativas.
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