Programação

  • Programação do Semestre

  • Introdução à Disciplina

  • UA1 - Conceitos Organizacionais

  • Atividade - Case

    • Atividade individual:

      Conforme o case da pág. 19 do material UA1, responder as duas questões:

      A) Quais são as suas sugestões para a Kátia resolver seus problemas?
      B) Se você fosse Kátia, ficaria ou desistiria de gerenciar a loja? Porquê?

  • UA2 - Oferta e Demanda

  • Pesquisa - Ovo da Páscoa

    • Atividade em grupo:

      Questionamento: “em 250 palavras, porque o ovo de Páscoa é mais caro que o chocolate em barra?”

      -Nome, n° USP, data, horário e o resultado da pesquisa;
      -Identificar as semelhanças;
      -Identificar as diferenças.
      -Entregar: documento único

  • Meet: aula 19/04

  • UA3 - Modelos Matemáticos de Previsão

  • Exercício - Previsão de Demanda

  • UA4 - Introdução ao Marketing

  • Atividade - Novo Negócio

  • UA5 - Público-alvo e Pesquisa de Mercado

  • Atividade - Pesquisa de Mercado

    • - Definição do público-alvo e persona.
      - Pesquisa de mercado. Questões (mínimo):
           - 5 fechadas (incluir as alternativas).
           - 3 semiabertas.
           - 2 abertas.

      1 postagem por grupo. Incluir nome e n° USP (todos os integrantes)

  • UA6 - Análise de concorrentes

  • Atividade - Análise de Concorrentes

    • De acordo com o conteúdo da UA6, realizar:
      - Os 5 passos da análise dos concorrentes;
      - Incluir a análise de SWOT.
      - Local de análise: Vale do Paraíba

      Data de entrega (e-disciplinas): 19/05 (sexta).
      1 postagem por grupo. Incluir nome e n° USP (todos os integrantes)


  • UA7 - Plano de Marketing

  • Apresentação Marketing

  • Marketing - Novo Negócio

    • Upload da apresentação em arquivo pdf.

      Todos os integrantes (nome e número USP) deverão estar incluídos.

      Uma postagem por grupo.

      Prazo: 07/06 às 17h.

      IMPORTANTE: o arquivo ou site de apresentação ficará por conta da equipe

  • Atividade Final - Avaliação

    • Suponha que você seja um(a) engenheiro(a) recém-formado(a) e tenha sido contratado por uma empresa de tecnologia para realizar uma análise de mercado visando a expansão dos negócios. Sua tarefa é avaliar a viabilidade de um novo produto no mercado e identificar estratégias de marketing digital para alcançar o público-alvo. Com base nos seus conhecimentos sobre economia e finanças, conceitos organizacionais, oferta e demanda e marketing digital, responda:

      1. Explique como os princípios de oferta e demanda podem influenciar a estratégia de precificação do novo produto. Considere fatores como elasticidade, concorrência e valor percebido pelo cliente.

      2. Discorra sobre a importância do marketing digital na atualidade e como ele pode ser utilizado para promover o novo produto. Cite algumas estratégias específicas que poderiam ser adotadas, levando em consideração o perfil do público-alvo e as tendências do mercado.

      3. Considerando a perspectiva organizacional, descreva quais seriam os principais desafios e oportunidades para a empresa ao expandir seus negócios com o novo produto. Inclua aspectos relacionados à estrutura organizacional, gestão de recursos e cultura empresarial.

      Será um texto online. 

      Período: 1 hora (até as 22h).

      IMPORTANTE: serão anuladas as avaliações com plagio de pesquisas na internet ou entre colegas (ambos)


  • Tópico 20