Programação
-
-
Introdução aos Estudos Literários 1 – diurno
Prof. Fábio de Souza Andrade
1º semestre/2021
A prova final consistirá na análise e comentário, dissertativos, de um dos 4 poemas indicados abaixo, no período de aula da quinta-feira, 29/06
-
-
-
Poemas para exercício de análise em sala de aula.
-
Pequeno vídeo sobre a natureza da linguagem poética.
-
Para a aula da próxima quinta-feira, peço que leiam "A Coroa de Orquídeas", de Nélson Rodrigues, e "A Causa Secreta", de Machado de Assis; os textos de Esopo e Marcel Schwob, mais breves, serão compartilhados em sala.
Como leitura complementar ao texto de Jonathan Culler discutido em sala, sobre o estado atual dos estudos literários, sugiro os capítulos de Terry Eagleton, apresentados abaixo.
Por fim, não se esqueçam da leitura ao longo do semestre das análises e poema incluídas em "Na Sala de Aula", de Antonio Candido, também disponível em link abaixo.
-
Leitura de análises de poema a ser realizada ao longo do semestre.
-
Volume que enfeixa dois ensaios exemplares, "A beleza humilde e espera", sobre "O Cacto", de Manuel Bandeira, e "Arquitetura da Memória", sobre "As Ruínas de Selinunte", de Murilo Mendes.
-
As leituras essenciais e obrigatórias para as semanas do 09/05 e do 16/05, quando passaremos a nos concentrar na imagem poética, são as seguintes:
1) "Verse and Prose";
2) "A Imagem", Octávio Paz. In: Signos em Rotação (São Paulo, Perspectiva)
Leituras complementares sugeridas são as seguintes:
1) "Imagem, discurso", Alfredo Bosi
2) "Para uma pedagogia da metáfora", José Paulo Paes -
Nesta seção, estão reunidos alguns bons exemplos de leitura crítica de poemas. Aproveitem para ler esses textos ao longo do semestre, observando como cada um dos críticos constrói sua análise.
Esperamos que estes textos também sirvam de inspiração para que vocês elaborem suas próprias análises!-
Análise do poema "Maçã", de Manuel Bandeira.
-
Análise do poema "Anoitecer", de Raimundo Correia.
-
Ao analisar a produção de Mário de Andrade, Lafetá discute alguns poemas do escritor, como "Noturno de Belo Horizonte" e "Paisagem nº 3".
-
Análise do poema "Anoitecer", de Carlos Drummond de Andrade.
-
Análise do poema "pobre alimária", de Oswald de Andrade.
-