Diagrama de temas
-
- Email para contato
- Professor Dr. Rodrigo Ricupero: ricupero@usp.br
- Monitor Francisco Noventa: francisco.noventa@usp.br (Noturno)
- Monitor João Victor Silvério: jovis_saro@usp.br
-
A formação do Brasil Colonial (Séculos XVI e XVII)
Noturno - Vespertino
20 - 21/03 – Apresentação do Curso
27 - 28/03 – Aula 1 – Descobrimento do Brasil e panorama geral do Século XVI
A- “Carta de Pero Vaz de Caminha” (1500). in: José Augusto Vaz Valente. A certidão de nascimento do Brasil – A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: MP-USP, 1975 (Versão Modernizada).
B- Pero de Magalhães Gandavo. História da província de Santa Cruz (1576). São Paulo: Obelisco, 1964, p. 23-70.
C- Frei Vicente do Salvador. História do Brazil (1627). Rio de Janeiro: Versal, 2008 (Edição crítica de Maria Lêda Oliveira), f. 5-8.
D- Rodrigo Ricupero. A formação da elite colonial, 2ª ed São Paulo: Almedina, 2020, p. 103-140.
10 - 11/04 – Aula 2 – O Sentido da Colonização
A- “Regimento que levou Tomé de Sousa governador do Brasil” (1548) in: Mare Liberum, 17. Lisboa: CNCDP, 1999, p. 13-26 (Separata).
B- Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 13-26.
17 - 18/04 – Aula 3 – O Antigo Sistema Colonial
A- Fernando Novais. Portugal e o Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1995, p. 57-116.
24 - 25/04 – Aula 4 – A economia Colonial
A- Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil. 24ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1991, p. 39-69.
B- Vera Lucia Amaral Ferlini. Terra, Trabalho e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 60-101.
C – Rodrigo Ricupero. “A valorização da terra ou extração de riquezas: o discurso sobre o Brasil na primeira metade do século XVII”. Temas-Americanistas, Sevilha, Número 47, diciembre 2021, pp. 66-77.
08 - 02/05 – Aula 5 – A catequese e a resistência indígena
A- Padre José de Anchieta. “Informação dos primeiros aldeamentos” in: Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões (1554-1594). Belo Horizonte: Itatiaia, 1988, p. 357-390.
B- Ronaldo Vainfas. A heresia dos índios, catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 71-100.
C- Adone Agnolin. Jesuítas e Selvagens. São Paulo: Humanitas, 2007, p. 41-67.
08 - 09/05 – Aula 6 – A exploração do trabalho
A- “Capítulos que Gabriel Soares de Sousa deu em Madri ao Senhor Cristóvão de Moura contra os padres da Companhia de Jesus que residem no Brasil de 1587” in: Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, vol. 62, p. 347-381.
B- Jacob Gorender. O escravismo colonial, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1980, p. 126-141.
C- Stuart Schwartz. Segredos Internos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 40-73.
15 - 16/05 – Aula 7- A constituição do Sistema Colonial
A- Diogo de Campos Moreno. Livro que dá razão do Estado do Brasil (1612). Recife: UFPE, 1955, p. 107- 122.
B- Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 11-42 e p. 381-389.
C- Rodrigo Ricupero. “O estabelecimento do Exclusivo Comercial Metropolitano e a conformação do Antigo Sistema Colonial no Brasil”. História (São Paulo), Franca, vol. 35, e100, 2016, p. 1-30.
22 - 23/05 – Aula 8 – A sociedade colonial
A- Gilberto Freyre. Casa grande & senzala, 25ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1987, p.3-54.
B- Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 269-297 e 341-377.
29 - 30/05 – Aula 9 – O mundo dos engenhos
A- André João Antonil. Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas (1711), com introdução e comentário crítico por Andrée Mansuy Diniz Silva. Lisboa: CNCDP, 2001, p. 70-98.
B- Vera Lucia Amaral Ferlini. Terra, Trabalho e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 207-245.
05 - 06/06 10– Aula 10 –A Coroa e seus agentes
A- Florestan Fernandes. Circuito Fechado. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1977, p. 11-54.
B- Rodrigo Ricupero. A formação da elite colonial, 2ª ed. São Paulo: Almedina, 2020, p. 195-232.
12 - 13/06 – Prova (Data provisória)
19 - 20/06 – Aula 11 – São Paulo Colonial
A- Sérgio Buarque de Holanda. Caminhos e Fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 19-54.
B- John Manuel Monteiro. Negros da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 17-56.
26 - 27/06 – Aula 12 – A inquisição no Brasil
A- Primeira Visitação do Santo Ofício às Partes do Brasil − Confissões da Bahia (1591-92), 2ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Capistrano de Abreu, 1935, p. 8-19 e 28-35.
B- Anita Novinsky. Cristãos-novos na Bahia. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 103-140.
C- Bruno Feitler. Nas malhas da consciência. São Paulo: Alameda e Phoebus, 2007, p.227-242.
03 - 04/07 – Aula 13 – O período holandês
A- “Memória e instrução do Conde de Nassau acerca do seu governo” (1644) in: Fontes para a História do Brasil Holandês, 2 vols. 2ª ed. Recife: Governo de Pernambuco, 2004, p. 385-412.
B- José Antônio Gonsalves de Mello. “O domínio holandês na Bahia e no Nordeste” in: Sergio Buarque de Holanda (Dir.). A época colonial, do descobrimento à expansão territorial, 4ª ed. São Paulo: Difel, 1972 (Tomo I, vol. 1 da coleção História Geral da Civilização Brasileira, 11 vols.), p. 235-253.
C- Evaldo Cabral de Mello. Olinda restaurada. São Paulo: Forense e Edusp, 1975, p. 21-51 e 305-310.
10 - 11/07 – Aula 14 – A conquista do sertão
A- Capistrano de Abreu. Capítulos de História Colonial. Brasília: UnB, 1982, p. 113-120.
B- Pedro Puntoni. A guerra dos bárbaros. São Paulo: Hucitec e Edusp, 2002, p. 21-47.
Conclusão do curso.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Carta de Pero Vaz de Caminha” (1500) in: Jaime Cortesão. A expedição de Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil. Lisboa: IN/CM, 1994, p. 127-141. [Aqui apresentada em versão modernizada por José Augusto Vaz Valente. A Certidão de nascimento do Brasil - A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Museu Paulista - USP, 1975].
B- Pero de Magalhães Gandavo. História da província de Santa Cruz (1576). São Paulo: Obelisco, 1964, p. 23-70. [Aqui apresentado em outra edição, p. 6-38].
C- Frei Vicente do Salvador. História do Brazil (1627). Rio de Janeiro: Versal, 2008 (Edição crítica de Maria Lêda Oliveira), f. 5-8.
D- Rodrigo Ricupero. A formação da elite colonial. São Paulo: Alameda, 2008, p. 93-126.
-
-
ANTT, Corpo Cronológico, Parte I, Maço. 80, Doc. 102.
-
ANTT, Corpo Cronológico, Parte I, Maço. 80, Doc. 102.
-
ANTT, Corpo Cronológico, Parte I, Maço. 80, Doc. 102.
-
ANTT, Chancelaria de Filipe II, Doações, Livro 3, fl. 159 v. Data: 27 de janeiro de 1600.
-
Extraídos da História dos Descobrimentos de Jaime Cortesão e de O Império Colonial Português de Charles Boxer.
-
Obras de Garcia de Resende, p. 405.
-
Obras de Garcia de Resende, p. 406.
-
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A - “Regimento que levou Tomé de Sousa governador do Brasil” (1548) in: Mare Liberum, 17. Lisboa: CNCDP, 1999, p. 13-26 (Separata). [Aqui apresentado em outra edição]
B - Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 13-26. [Aqui apresentado em outra edição, sendo indicada a leitura das seguintes partes: introdução e capítulo "O sentido da colonização"].-
Este texto - já trabalhado na aula 1 - será utilizado novamente.
-
O texto básico da aula, que deverá ser lido com antecedência, é:
A- Fernando Novais. Portugal e o Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial. 6a ed. São Paulo: Hucitec, 1995, p. 57-116.
Abaixo temos dois documentos que devem ser comparados com o verbete colônia da enciclopédia. O primeiro é de Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal (1741 ou 1742) , e o segundo é de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, Conde de Linhares (1797 ou 1798).
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Celso Furtado. Formação Econômica do Brasil. 24 a ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1991, p. 39-69.
B- Vera Lucia Amaral Ferlini. Terra, Trabalho e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 60-101.
C – Rodrigo Ricupero. “A valorização da terra ou extração de riquezas: o discurso sobre o Brasil na primeira metade do século XVII”. Temas-Americanistas, Sevilha, Número 47, diciembre 2021, pp. 66-77.
-
Os diálogos, como o próprio título indica, estão escritos através do diálogo ente dois personagens: Brandônio, veterano no Brasil, e Alviano, o récem chegado.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Padre José de Anchieta. “Informação dos primeiros aldeamentos” in: Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões (1554-1594). Belo Horizonte: Itatiaia, 1988, p. 357-390. [Aqui apresentado em outra edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1933. Leitura das páginas 349-394]
B- Ronaldo Vainfas. A heresia dos índios, catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 71-100.
C- Adone Agnolin. Jesuítas e Selvagens. São Paulo: Humanitas, 2007, p. 41-67
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- “Capítulos que Gabriel Soares de Sousa deu em Madri ao Senhor Cristóvão de Moura contra os padres da Companhia de Jesus que residem no Brasil de 1587” in: Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, vol. 62, p. 347-381.
B- Jacob Gorender. O escravismo colonial, 3 a ed. São Paulo: Ática, 1980, p. 126-141.
C- Stuart Schwartz. Segredos Internos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 40-73.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Diogo de Campos Moreno. Livro que dá razão ao Estado do Brasil (1612). Recife: UFPE, 1955, p. 107- 122.
B- Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 11-43 e p. 391-389.
C- Rodrigo Ricupero. “O estabelecimento do Exclusivo Comercial Metropolitano e a conformação do Antigo Sistema Colonial no Brasil”. História (São Paulo), Franca, vol. 35, e100, 2016, p. 1-30.
-
Apenas a 1a parte do alvará.
-
Leitura indica das páginas 107-122
-
Texto extra
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Gilberto Freyre. Casa grande & senzala, 25 a ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1987, p. 3-54
B- Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. 19ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 269-297 e 341-377.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- André João Antonil. Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas (1711), com introdução e comentário crítico por Andrée Mansuy Diniz Silva. Lisboa: CNCDP, 2001, p. 70-98.
B- Vera Lucia Amaral Ferlini. Terra, Trabalho e Poder. São Paulo: Brasiliense, 1988, p. 207-245.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Florestan Fernandes. Circuito Fechado. 2 a ed. São Paulo: Hucitec, 1977, p. 11-54.
B- Rodrigo Ricupero. A formação da elite colonial. São Paulo: Alameda, 2008, p. 173-206.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Sérgio Buarque de Holanda. Caminhos e Fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 19-54.
B- John Manuel Monteiro. Negros da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 17-56.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Primeira Visitação do Santo Ofício às Partes do Brasil − Confissões da Bahia (1591-92), 2 a ed. Rio de Janeiro: Sociedade Capistrano de Abreu, 1935, p. 8-19 e 28-35.
B- Anita Novinsky. Cristãos-novos na Bahia. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 103-140
C- Bruno Feitler. Nas malhas da consciência. São Paulo: Alameda e Phoebus, 2007, p. 227-242.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- “Memória e instrução do Conde de Nassau acerca do seu governo” (1644) in: Fontes para a História do Brasil Holandês (século XVII), 2 vols. 2ª Ed. Recife: Governo de Pernambuco, 2004, p. 385-412
B- José Antônio Gonsalves de Mello. “O domínio holandês na Bahia e no Nordeste” in: Sergio Buarque de Holanda (Dir.). A época colonial, do descobrimento à expansão territorial, 4 a ed. São Paulo: Difel, 1972 (Tomo I, vol. 1 da coleção História Geral da Civilização Brasileira, 11 vols.), p. 235-253.
C- Evaldo Cabral de Mello. Olinda restaurada. São Paulo: Forense e Edusp, 1975, p. 21-51 e 305-310.
-
Os textos básicos da aula, que deverão ser lidos com antecedência, são:
A- Capistrano de Abreu. Capítulos de História Colonial. Brasília: Senado Federal, 1998, p. 107-141.
B- Pedro Puntoni. A guerra dos bárbaros. São Paulo: Hucitec e Edusp, 2002, p. 21-47.