Programação

  • HSP0141- Introdução à Saúde Pública em Fisioterapia e Fonoaudiologia


    Docente Responsável: 
    Prof.ª Dr.ª Cleide Lavieri Martins e Profa. Dra. Aylene Bousquat

    Pós- Doutorado: Paulo Henrique Mota

    Pós-Doutoranda: Simone Schenkman
     
    Horário: Terças-feiras das 10:00 às 12:00

    Sala:  Cyro Ciari - térreo FSP


    Objetivos: Introduzir os alunos ao campo de conhecimento e prática da Saúde Pública.

     
    Programa Resumido:


    Sistemas de Saúde; Concepções sobre o processo saúde-doença; Indicadores de Saúde; Análise da Situação de Saúde; Introdução à Epidemiologia descritiva; Tipos de Estudos Epidemiológicos; Estabelecimento de prioridades em saúde; Marcos históricos e conceituais de Saúde Pública.

     

    Processo de Avaliação

    Apresentação de trabalhos e participação em sala de aula. A nota final terá a seguinte composição:  60% pela média das atividades propostas e 40% pela nota da prova. As atividades avaliarão a apreensão dos conteúdos de forma integrada e cumulativa.

     

    CRONOGRAMA

    AULAS

    CONTEÚDO

    FORMA DE ENSINO

    Apresentação

     

    Apresentação da disciplina 21/03

     

    Discussão em grupos

    Aulas 1 e 2

    Sistemas de Saúde I e II (28/03 e 11/04)

     

    Preleção dialogada

    Discussões em grupo

    Atividade 1 sobre o tema sistemas de saúde – comparação entre diferentes tipos de sistemas de saúde e medidas adotadas para a pandemia de covid-19 (moodle até 10/04)  

    3 e 4.

    Concepções sobre o processo saúde-doença (18/04 e 25/04)

    Preleção dialogada

    Discussão sobre os resultados

    Atividade 2 – entrevistas e preenchimento de questionário online (moodle até 19/04) com duas pessoas, sobre o tema seguinte (concepções sobre saúde e doença)

     

    5.

    Indicadores de Saúde (02/05)

     

    Metodologias ativas

    6.

    Indicadores de Saúde (9/05)

    Metodologias ativas

    Discussão sobre plano de metas e indicadores de saúde

    Atividade 3 – trabalho em grupo, a ser inserido no moodle até 15/05, com a análise de indicadores de um plano de metas

    7.

    Introdução ao pensamento epidemiológico (16/05)

    Atividade 4 – assistir ao filme “E a vida continua...” ("And the Band Played on...") em sala de aula e responder as questões sobre a temática (em grupo; moodle, até 29/05).

     

    8.

    Pensamento Epidemiológico e Tipos de estudos epidemiológicos (23/05)

     

    Teórica

    09 e 10.

    Tipos de estudos epidemiológicos (30/05. e 06/06)

    Teórica e apresentação dos grupos (06/06)

    Atividade 5 - Análise crítica de um artigo acerca de um estudo epidemiológico, para aprofundamento de temas para avaliação (em grupo; moodle, até 12/06).

     

    11

    Concepções de deficiência, incapacidade e capacidade funcional (13/06)

     

    Preleção dialogada

    Discussões e percepções

    12.

    Afinal, o que é Saúde Pública? (20/06)

     

    Debate

    13.

    Estabelecimento de prioridades (27/06)

    Leitura de artigo e respostas às questões – discussão em sala.

     

    14.

    Prova: (04/07)

     

    15

    Avaliação individual (julho) – auto avaliação e avaliação da disciplina

     

    Feedback individual e em grupo

    Bibliografia:


    Almeida Filho N, Paim JS, Almeida Filho N (org). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.


    Barreto ML. Epidemiologia & Saúde - Fundamentos, Métodos e Aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 


    Ibañez N, Elias P, Seixas PHD´Â. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec Editora: Cealag. 2011.


    Pontes CF, Falleiros I (org). Na Corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história. Rio de Janeiro:fiocruz, 2010. Disponível em http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/local/File/livro-na-corda-bamba-de-sombrinha.pdf


    Rocha JSY. Manual de Saúde Pública & Saúde Coletiva. São Paulo: Editora Atheneu; 2012.

     

    Concepções sobre saúde e doença:

     

    CRUZ, M.M. Concepções de saúde e doença e cuidado em saúde. In: OLIVEIRA, R.G (Org.). Qualificação de Gestores do SUS. 2009:  21-35. Disponível em: <http://biblioteca.univap.br/dados/00002d/00002dfd.pdf>

     

    SUS

     

    PAIM, J. O que tínhamos antes do SUS? In: PAIM, J. O que é SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2015: 20-26. Disponível em: <http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/27/>

     

    PAIM, J. Tendencias do sistema de saúde brasileiro In: PAIM, J. O que é SUS. Rio de Janeiro:  Fiocruz. 2015:  66-80. Disponível em: <http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/27/>

     

    PAIM, J. O Sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet. Série Brasil. 2011: 11-31

     

    O que é Saúde Pública

     

    SOUZA, L.E.P.F. Saúde Pública ou Saúde Coletiva?. Revista Espaço para a saúde. v. 15, n.4, p. 7-21. Disponível em: <http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/saude_publica_4.pdf>

     

    Indicadores de Saúde

     

    COSTA-LIMA, J.R.; PORDEUS, A.M.J.; ROUQUAYROL, M.Z.. A medida da saúde coletiva. In: ROUQUAYROL, M.Z; SILVA, M.G.C. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: Medbook. 2013. P. 25-61.

     

    LAURENTI, R. et al. Proporções e coeficientes mais usados em saúde pública. In: lAURENTI, R. et al. Estatísticas de Saúde. São Paulo: EPU. 2005: 123-169.

     

    RIPSA. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: RIPSA. 2008: 3-349. 

     

    Epidemiologia

    OPAS - Buck C, Llopes A, Najera E, Terris M, eds. - The Challenge of Epidemiology - Issues and selected readings. Washington, PAHO scietific publications, 1995.

    Disponível em:  https://www.paho.org/hq/dmdocuments/2010/9275115052.pdf