Programação
-
Caros(as) alunos(as),
Seguem as orientações da Bianca. Vejam se conseguem dar uma lida/ouvida nos materiais abaixo. Vocês terão tempo em aula para discussão em grupo.
Contato da Bianca: biancasuda@gmail.com
Participem da Consulta Pública! Vejam os materiais sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, no link:
Abs,
Simone
HSP0141-2023 ORIENTAÇÕES PARA A AULA DE 13/06/23 - Concepções de deficiência, incapacidade e capacidade funcional A turma será dividida previamente em três grupos para estudar o material de referência (e consultar outros materiais) sobre os temas elencados. Durante a aula os grupos se reunirão para alinhar questões e argumentos levantados a partir do estudo. Será realizado um debate em sala de aula sobre os três temas.
Sugestão de divisão
Grupos 1 e 2 - Pessoas com deficiência: quem são? Concepções e processo histórico que levaram às normativas atualmente em vigor.
Material de referência: Mota PH dos S, Bousquat A. Deficiência: palavras, modelos e exclusão. Saúde debate [Internet]. 2021Jul;45(130):847–60. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104202113021
Grupos 3-5 - Políticas de saúde para pessoas com deficiência: por que sim? Quais são as principais políticas públicas para PCD e quais suas fundamentações?
Material de referência: Podcast Cuidar do Futuro - Catarinas e Prosa
Grupos 6-8 - Políticas de saúde para pessoas com deficiência: por que não? Que tipos de críticas ou questionamentos podem ser elaborados a partir de iniciativas para grupos populacionais específicos, como o das PCD?
Material de referência: Artigo sobre intervenções em saúde - maio/2023