Programação
-
-
Slides Aula "Fisiologia da Nutrição" Arquivo
-
Em grupos de 6 pessoas, ler artigo de van Gentilcore et al (2006), disponível na pasta "leitura complementar", e preparar um resumo sintetizando as principais informações do artigo.
O documento deve apresentar o título do estudo. Serão aceitos arquivos manuscritos (escaneados e convertidos em PDF) ou arquivos preparados com editor de texto. Nesse caso, devem ter no máximo aproximadamente 1 página A4, Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 e margens de 2 cm e serem salvos em formato PDF.
Apenas 1 pessoa por grupo deverá fazer o envio por todos do grupo. Não se esqueça de incluir o nome e número USP de todos os colegas do grupo.
-
-
-
Slides da aula "Bioquímica da Nutrição" Arquivo
-
Os dados apresentados na planilha anexa refletem a concentração de glicose, insulina e GLP-1 de um grupo de 38 mulheres e 34 homens durante um teste oral de tolerância à glicose. Os dados são reais e foram coletados durante o estudo NutriTech. Os indivíduos eram saudáveis, considerando-se sua glicemia e insulinemia de jejum, tinham cerca de 60 anos e o IMC por volta de 20 kg/m2.
Nesse exercício, vocês devem:
1 - analisar os dados de glicemia, insulinemia e GLP1, calculando a concentração média de cada analito para o grupo de homens e de mulheres em cada ponto de tempo.
2 - plotar um gráfico de linhas para cada analito. O gráfico deve ser construído manualmente e indicar a oscilação da concentração média de cada analito ao longo do período pós-prandial.
3 - discutir os resultados, encontrando possíveis argumentos que os justifiquem. Busquem nos conceitos discutidos em aula e na literatura científica os argumentos para embasar a discussão. O trabalho deve citar ao menos 3 artigos científicos. Considerem: efeito do esvaziamento gástrico, secreção e atividade de incretinas. Sugestões de palavras-chave que podem ser usadas na busca por artigos: "gastric emptying", "gender differences", "gender effect", "incretins".
A atividade deverá ser enviada em um único aqruivo (manuscritos ou preparados com editor de texto) no formato PDF. O arquivo deve ter entre 1 e duas páginas A4.
Apenas um membro do grupo deverá fazer o envio através do Moodle. Não esqueçam de incluir os nomes e NUSP de todos os colegas que participaram.
-
-
-
Leia o capítulo sobre Nutrigenômica e responda às seguintes questões:
1) Discuta a importância da interação gene-nutriente (nutrigenômica/nutrigenética), fármaco-gene (farmacogenômica/
farmacogenética) e toxicante-gene (toxicogenômica/ toxicogenética).
2) De que forma as ações de nutrientes/compostos bioativos diferem das de fármacos em relação à regulação da expressão gênica?
3) Do ponto de vista da relação nutrientes e compostos bioativos dos alimentos e prevenção do câncer de mama, do ponto de vista nutrigenômico, em qual fase da doença seria melhor intervir? Justifique.
-
-
-
Gravação da aula "Nutrição e doença cardiovascular" parte 1 URL
-
Gravação da aula "Nutrição e doença cardiovascular" parte 2 URL
-
-
Slides aula "Nutricão e Diabetes tipo 2" Arquivo
-
Gravação da aula "Nutrição e diabetes" URL
-
-
-
slides da aula microbioma I Arquivo
-
atividade aula Microbioma I Tarefa
-
tópicos para leitura Arquivo
-
-