Programação
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Aula Minerais Arquivo
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AULA Arquivo
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ATIVIDADE 1 Arquivo
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Slides da aula Arquivo
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Gravação da aula Fisiologia da Nutrição URL
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Gravação da aula - Bioquímica da Nutrição URL
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Os gráficos abaixo mostram a concentração (normalizada pela linha basal) de glicose, insulina e GLP-1 de um grupo de 72 indivíduos (mulheres e homens) durante um teste oral de tolerância à glicose (OGTT) e um desafio dietético com refeição mista hipercalórica (MMTT). Os dados são reais e foram coletados durante o estudo NutriTech. Os indivíduos eram saudáveis, considerando-se sua glicemia e insulinemia de jejum, tinham cerca de 60 anos e o IMC por volta de 20 kg/m2.
Nesse exercício, vocês devem analisar os gráficos e discutir os resultados, encontrando possíveis argumentos que os justifiquem. Busquem nos conceitos discutidos em aula e na literatura científica os argumentos para embasar a discussão. O trabalho deve citar ao menos 10 artigos científicos. Considerem: efeito da composição da refeição no esvaziamento gástrico, secreção e atividade de incretinas. Sugestão de palavras-chave que podem ser usadas na busca por artigos: "gastric emptying", "meal composition", "energy content" e "incretins".
A atividade deverá ser enviada em um único aqruivo (manuscritos ou preparados com editor de texto) no formato PDF. O arquivo deve ter entre duas e quatro páginas A4.
Apenas um membro do grupo deverá fazer o envio através do Moodle. Não esqueçam de incluir no arquivo os nomes e NUSP de todos os colegas que participarem.
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Os dados apresentados no gráfico abaixo refletem a concentração de glicose, insulina e GLP-1 de um grupo de 38 mulheres e 34 homens durante um teste oral de tolerância à glicose. Os dados são reais e foram coletados durante o estudo NutriTech. Os indivíduos eram saudáveis, considerando-se sua glicemia e insulinemia de jejum, tinham cerca de 60 anos e o IMC por volta de 20 kg/m2.
Nesse exercício, vocês devem analisar os gráficos e discutir os resultados, encontrando possíveis argumentos que os justifiquem. Busquem nos conceitos discutidos em aula e na literatura científica os argumentos para embasar a discussão. O trabalho deve citar ao menos 10 artigos científicos. Considerem: efeito do esvaziamento gástrico, secreção e atividade de incretinas. Sugestões de palavras-chave que podem ser usadas na busca por artigos: "gastric emptying", "gender differences", "gender effect", "incretins".
A atividade deverá ser enviada em um único aqruivo (manuscritos ou preparados com editor de texto) no formato PDF. O arquivo deve ter entre duas e quatro páginas A4.
Apenas um membro do grupo deverá fazer o envio através do Moodle. Não esqueçam de incluir no arquivo os nomes e NUSP de todos os colegas que participaram.
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Os dados apresentados no gráfico abaixo refletem a concentração de glicose, em grupos de mulheres e homens de diferentes faixas etárias (19 - 26 ou 27 - 42 anos) durante um desafio dietético com refeição mista hipercalórica. Os dados são reais e foram coletados durante um estudo desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Nutrição e Metabolismo da FCF USP.
Nesse exercício, vocês devem analisar os gráficos e discutir os resultados, encontrando possíveis argumentos que os justifiquem. Busquem nos conceitos discutidos em aula e na literatura científica os argumentos para embasar a discussão. O trabalho deve citar ao menos 10 artigos científicos. Considerem: efeito do esvaziamento gástrico, secreção e atividade de incretinas. Sugestões de palavras-chave que podem ser usadas na busca por artigos: "gastric emptying", "gender differences", "gender effect", "incretins", "age".
A atividade deverá ser enviada em um único aqruivo (manuscritos ou preparados com editor de texto) no formato PDF. O arquivo deve ter entre duas e quatro páginas A4.
Apenas um membro do grupo deverá fazer o envio através do Moodle. Não esqueçam de incluir no arquivo os nomes e NUSP de todos os colegas que participaram.
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slides aula microbiota Arquivo
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