Aperçu des sections
-
-
Olá, alunos,
Em anexo, vocês encontrarão as notas consolidadas ao lado do seu Código (Número USP).
-
Calendário acordado para a turma das 8h (Diurno)
-
Calendário acordado para a turma das 17h (Noturno)
-
Os monitores da disciplinas (Fernanda e Brandão) podem atender os alunos de forma remota nos horários conforme anexo. As regras para agendamento estão no arquivo.
Email: fernanda.caramico@usp.br
-
-
-
Preencham a planilha com dados do projeto para desenvolvimento do modelo de negócio (Design Thinking, MVP, pitch)
-
-
-
Data limite: 31/05/2023
COLOQUEM O NOME DO NEGÓCIO NO ARQUIVO POSTADO!
Deve ser postado aqui:
O relato descritivo com um vídeo curto (máximo de 3 min) com apresentação do negocio e os momentos mais importantes do evento. Esse relato deve trazer também o lucro obtido com o negócio (vendas – investimento inicial) e o nome da organização sem fins lucrativos que receberá esse recurso.
-
Data limite: 31/05/2023
COLOQUEM O NOME DO NEGÓCIO NO ARQUIVO POSTADO!
Deve ser postado aqui: A reflexão sobre a atividade, que deve ser dividida em duas partes, MAS ENTREGUE EM 1 ARQUIVO POR GRUPO. Assim ela é composta por:
1- cada aluno deverá escrever uma reflexão pessoal sobre a experiência de ter sido empreendedor por um dia (é conveniente que o faça no próprio dia, imediatamente após a experiência). Essa reflexão é individual e não precisa ser identificada pelo nome (pode ser identificada como empreendedor 1, empreendedor 2...), mas cada componente deve escrever a sua própria reflexão, que constará do relatório do grupo.
2- Com base nas reflexões pessoais, o grupo deve discutir os aspectos mais relevantes da experiência vivida, no sentido de descrever a situação vivenciada com a reflexão coletiva sobre os aspectos Positivos, Negativos e mais Interessantes (reflexão PNI)
VEJA DETALHES NO DESCRITIVO DA ATIVIDADE "EMPREENDER POR 1 DIA"
-
Coloquem aqui o comprovante de doação do lucro do negócio para a instituição escolhida pelo grupo.
Data limite: 15/06/2023
COLOQUEM O NOME DO NEGÓCIO NO ARQUIVO POSTADO!
-
-
A partir da palestra que assistiram da pessoa empreendedora, responder e submeter o relatório conforme modelo anexo. Tarefa individual.
-
A partir da palestra que assistiram da pessoa empreendedora, responder e submeter o relatório conforme modelo anexo. Tarefa individual.
-
Segue o material apresentado pela Monica Herrero em nossa aula do dia 30/03/2023.
-
-
-
Preenchimento Individual:
No local do seu nome, preencha os dados da pessoa empreendedora escolhida pelo grupo
-
-
-
Material sobre motivação cf abordado em sala de aula (SEBRAE). O modelo do McClelland é explicitado.
-
-
Estudo de caso deve ser feito INDIVIDUALMENTE e entregue pelo e-disciplinas
1. Em sua opinião, qual dos empreendimentos pertence ao segmento food service (Vide Anexo A)? Ambos ou apenas um deles? Justifique sua resposta.
2. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos sócios no início do desenvolvimento dos negócios? Como foram superadas?
3. Quais das características empreendedoras apontadas pela revisão da literatura (Anexo B) se ajustam aos sócios de ambos os empreendimentos? Justifique sua resposta.
4. Considerando as modalidades possíveis de inovação, segundo o Manual de Oslo (Anexo D), qual(is) foi(foram) implementada(s) pelas empresas Livre & Leve e Pé de Açaí? Justifique sua resposta.
5. Com base na tipologia apresentada por GEM (Global Entrepreneurship Monitor) apresentado no Anexo C, no tocante à motivação para o empreendedorismo – por oportunidade ou por necessidade -, como você classificaria os casos das empresas Livre & Leve e Pé de Açaí? Justifique sua resposta.
6. Utilizando-se do referencial proposto por Williams e Williams (2011) (Anexo C) sobre possíveis alterações nas motivações para o empreendedorismo ao longo do tempo, você identifica alterações significativas no caso Pé de Açaí e da Livre & Leve? Justifique sua reposta.
7. Qual deve ser a estratégia traçada por cada uma das empresas para se manter competitiva e crescer de maneira sustentável?
(Importante: os anexos encontram-se nesta atividade. Abra-a para acessá-los.)
Documento para consulta: "Artigo + Anexos A, B, C e D - Alimentacao saudavel.pdf"
Anexo A - página 21
Anexo B - página 24
Anexo C - página 27
Anexo D - página 31
-
-
-
Esta video-aula foi desenvolvida pelo LGI-USP e organiza os conceitos por traz do Design Thinking. Creio que seja interessante para vocês estruturarem o que aprenderam na dinâmica da aula de hoje da disciplina.
-
Assistam (pelo menos) a apresentação da Bynd (início no minuto 24:30)