Programação
-
-
Aqui você vai encontrar vários detalhes da disciplina, como datas de provas, cálculo de médias, material bibliográfico, entre outros.
-
O Run Codes é o sistema que será usado para você enviar seus exercícios semanais. Para isso, é necessário fazer um cadastro neste sistema, usando o código de matrícula BK65.
-
Material com dicas para deixar os códigos mais claros e legíveis.
-
-
Os trabalhos podem ser feitos em grupos de até 2 pessoas. Você tem até dia 15 de maio, às 23h59min, para escolher aqui qual será seu grupo. Quem não fizer essa escolha até esta data, terá o grupo escolhido pela professora.
-
Aqui você tem todos os detalhes sobre o jogo a ser implementado no trabalho.
-
O jogo a ser implementado no trabalho é o que está neste link. Enquanto não sai o enunciado, com os detalhes do trabalho, você pode jogar no papel ou aqui, para poder aprender como jogar melhor.
-
Seu grupo de trabalho tem até 29 de maio, às 23h59min, para entregar a versão do trabalho que implementa o jogo para usuário x usuário.
-
Seu grupo de trabalho tem até 4 de julho, às 14h, para entregar a versão do trabalho que implementa o jogo para computador x usuário.
Também é possível entregar o trabalho até 5 de julho, às 10h. Neste caso, a nota desta parte do trabalho terá desconto de 3 pontos e não será permitida a participação no campeonato, que ocorrerá no dia 5 de julho, às 10h10min, na sala 4-001.
-
-
-
-
-
-
Algoritmo, feito em aula, que descreve os passos para fazer arroz.
-
Material que faz um resumo da história da computação.
-
-
-
Material sobre tipos de dados, variáveis e comandos de atribuição, leitura e escrita.
-
-
-
Material sobre sistemas operacionais, editores de texto, compiladores e terminal.
-
-
-
Programa em C que atribui valores a variáveis, faz escrita na tela e leitura do teclado. Exercício feito para treinar o uso dessas ferramentas.
-
Material sobre operações aritméticas, operadores relacionais, conectivos lógicos e expressões lógicas.
-
-
-
Programa em C que lê duas notas, calcula a média aritmética dessas notas, mostra a média na tela e informa se a pessoa foi aprovada ou não.
-
Programa em C que lê o número da sala com 4 digitos e informa qual o bloco da sala (1o dígito), o andar (2o dígito) e o número da sala de fato (2 últimos dígitos).
-
Programa em C que lê as coordenadas (x e y) de 3 pontos e calcula a área do triângulo (no plano) formado por estes 3 pontos.
-
Material sobre estruturas condicionais ("if" e "switch-case"). Na Aula 08 (de 29/03) vimos apenas o "if". Na Aula 11 veremos o "switch-case".
-
-
-
Enunciado do Exercício 1, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 02/04 (domingo), às 23h59min.
Este é o único exercício da Lista 1, que valerá até 10 pontos.
-
-
-
-
-
-
Programa em C que lê os coeficientes a, b e c de uma equação de segundo grau ax^2+bx+c=0 e calcula suas raízes reais. Informa se há 0, 1 ou 2 raízes reais distintas e se os coeficientes digitados de fato se referem a uma equação de segundo grau.
-
Programa em C que lê 2 notas de prova, 2 notas de trabalho e 2 notas de exercício e calcula a média final usando a fórmula da média final desta disciplina.
-
-
-
Programa em C que lê a idade de uma pessoa (entre 11 e 17 anos) e analisa em que ano ela supostamente estaria.
-
Programa em C que lê a idade de uma pessoa (entre 11 e 17 anos) e analisa em que ano ela supostamente estaria. Utiliza a estrutura "switch-case", que está explicada no material sobre estruturas condicionais da Aula 08.
-
Material sobre estruturas de repetição ("while", "for" e "do-while"). Na Aula 11 (de 12/04) vimos apenas o "while". Nas aulas 13 e 14 veremos o "for". Na Aula 15 veremos o "do-while".
-
Programa em C que lê 3 números positivos e verifica se eles podem ser os lados de um triângulo. Em caso positivo, classifica o triâgulo em equilátero, isósceles ou escaleno.
-
-
-
Enunciado do Exercício 2, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 16/04 (domingo), às 23h59min.
A Lista 2 contém os exercícios 2 e 3. Este exercício valerá até 5 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
Enunciado do Exercício 3, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 16/04 (domingo), às 23h59min.
A Lista 2 contém os exercícios 2 e 3. Este exercício valerá até 5 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
-
-
Programa em C que lê números inteiros positivos até que um negativo seja digitado. Para cada positivo lido, mostra na tela o número e a soma dos números positivos lidos até o momento. Ao final, caso algum positivo tenha sido digitado, calcula e mostra a média aritmética de todos os inteiros positivos digitados.
-
-
-
Programa em C que lê um inteiro maior ou igual a 0 e calcula seu fatorial.
-
Programa em C que lê números inteiros positivos até que um negativo seja digitado. Para cada positivo lido, mostra na tela o número, quantos números positivos foram lidos até o momento e sua soma. Ao final, caso algum positivo tenha sido digitado, calcula e mostra a média aritmética de todos os inteiros positivos digitados.
-
Programa em C que lê um inteiro maior ou igual a 2 e verifica se ele é primo.
-
-
-
-
Programa em C que sorteia um número inteiro e lê números digitados até que o número sorteado seja adivinhado.
-
Programa em C que lê quantas pessoas tem em uma turma, lê duas notas de cada pessoa, calcula sua média e, por fim, calcula a média da turma.
-
Material sobre vetores (arrays). Faremos exemplos de uso de vetores da Aula 16.
-
-
-
Programa em C que lê 2 vetores u, v em R^3, dois escalares a, b e calcula a combinação linear au+bv.
-
Programa em C que implementa o jogo das pilhas com fichas visto na disciplina Fundamentos de Matemática. Neste jogo, existe um dado número de pilhas com fichas. Em cada rodada, a pessoa que esta jogando escolhe uma das pilhas para tirar uma ficha e escolhe uma quantidade de fichas para colocar na pilha imediatamente à esquerda da pilha escolhida. O jogo continua até que tenham acabado todas as fichas de todas as pilhas.
Este programa ainda está incompleto! Tente completá-lo.
OBS: Na aula de Fundamentos de Matemática foi mostrado que o jogo sempre termina em algum momento, não importa que pilhas sejam escolhidas e nem quantas fichas são colocadas durante o jogo.
-
-
-
Enunciado do Exercício 4, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 30/04 (domingo), às 23h59min.
A Lista 3 contém os exercícios 4 e 5. Este exercício valerá até 5 pontos.
Existe também um Exercício 4 bônus, que pode substituir o Exercício 4.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
Enunciado do Exercício 4 (bônus), que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 30/04 (domingo), às 23h59min.
A Lista 3 contém os exercícios 4 e 5. Este exercício valerá até 6 pontos. Você pode optar entre resolver este exercício ou o Exercício 4 (que vale até 5 pontos).
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
Enunciado do Exercício 5, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 30/04 (domingo), às 23h59min.
A Lista 3 contém os exercícios 4 e 5. Este exercício valerá até 5 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
-
-
-
Programa em C que lê o grau e os coeficientes de um polinômio P, um valor x e calcula P(x).
-
-
-
Enunciado do Exercício 6, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 07/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 4 contém os exercícios 6 e 7. Este exercício valerá até 4 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
Enunciado do Exercício 7, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 07/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 4 contém os exercícios 6 e 7. Este exercício valerá até 6 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
-
-
Material sobre matrizes (arrays bidimensionais).
-
Programa em C que coloca o valor 0 em todas as posições de uma matriz 2x3 e a imprime.
-
Programa em C que lê os elementos de uma matriz 2x3 e um escalar, calcula o produto da matriz pelo escalar e mostra a matriz resultante.
-
Programa em C que lê o número de linhas desejada do Triângulo de Pascal, calcula essas linhas e as mostra.
-
-
-
Programa em C para duas pessoas jogarem o Jogo da Velha.
-
-
-
Enunciado do Exercício 8, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 14/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 5 contém somente o Exercícios 8.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
-
-
-
Material sobre registros (structs).
-
Programa em C que lê uma data e mostra qual seria o dia seguinte (usando structs). Versão simplificada, que supõe que todo mês tem 30 dias.
-
Programa em C que lê uma data e mostra qual seria o dia seguinte (usando structs). Versão simplificada, que supõe que não existem anos bissextos.
-
-
-
Enunciado do Exercício 9, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 21/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 6 contém os exercícios 9 e 10. Este exercício valerá até 5 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
Enunciado do Exercício 10, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 21/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 6 contém os exercícios 9 e 10. Este exercício valerá até 5 pontos.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
-
-
Programa em C que lê a quantidade de termos de um polinômio, os termos do polinômio e calcula sua derivada.
-
Material sobre funções (sub-rotinas).
-
Programa em C que lê a quantidade de termos de um polinômio, os termos do polinômio e calcula sua derivada. Usa uma função para imprimir tanto o polinômio como sua derivada.
-
-
-
Programa em C que lê dois números n e k e calcula a combinação de n, k a k.
-
Programa em C que lê dois números n e k e calcula a combinação de n, k a k. Isso é feito com uma conta mais esperta que na versão anterior.
-
Programa em C que lê um número n e verifica se tanto ele como seu reverso (número lido de trás para frente) são primos.
-
-
-
Enunciado do Exercício 11, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 28/05 (domingo), às 23h59min.
A Lista 7 contém somente o Exercício 11.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
-
-
Material sobre ponteiros, elaborado pelo Prof. Mauro.
-
Programa em C que lê os coeficientes a, b e c de uma equação de segundo grau ax^2+bx+c=0 e calcula suas raízes reais. Informa se há 0, 1 ou 2 raízes reais distintas e se os coeficientes digitados de fato se referem a uma equação de segundo grau. Usa função.
-
-
-
Material sobre alocação dinâmica de vetores, elaborado pelo Prof. Mauro.
-
Programa em C que lê a quantidade de elementos de um vetor, aloca o vetor dinamicamente, lê os elementos do vetor e depois os imprime. Faz tudo usando funções.
-
-
-
Enunciado do Exercício 12, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 04/06 (domingo), às 23h59min.
A Lista 8 contém somente o Exercício 12.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Rodrigo (monitor).
-
-
-
-
Material sobre alocação dinâmica de matrizes, elaborado pelo Prof. Mauro.
-
Programa em C que lê o número de linhas e colunas de uma matriz, aloca a matriz dinamicamente, preenche os elementos da matriz com valores digitados pelo usuário e mostra a matriz. As tarefas de alocar, ler e mostrar a matriz são feitas por funções.
-
Programa em C que lê o número de linhas desejada do Triângulo de Pascal, calcula essas linhas e as mostra. Aloca a matriz dinamicamente e usa funções para alocar a matriz, montar e mostrar o Triângulo de Pascal.
-
-
-
-
Programa em C que lê um número positivo e calcula seu fatorial. O cálculo do fatorial é feito usando uma função recursiva.
-
Programa em C que lê um número inteiro k >= 1 e calcula o k-ésimo termo da Sequência de Fibonacci (usando uma função recursiva).
-
Programa em C que lê um número inteiro n >= 1 e n números reais, imprime a sequência de números na ordem digitada e depois imprime os números em ordem crescente. Faz a ordenação do vetor de números usando uma função.
-
Programa em C que lê um número inteiro n >= 1 e n números reais, imprime a sequência de números na ordem digitada e depois imprime os números em ordem crescente. Faz a ordenação do vetor de números usando uma função recursiva.
-
-
-
Programa em C que lê o número de termos de um polinômio, os coeficientes e expoentes de seus termos, e calcula sua derivada e sua integral.
-
-
-
Enunciado do Exercício 13, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 18/06 (domingo), às 23h59min.
A Lista 9 contém somente o Exercício 13.
-
Em caso de dúvidas, entre em contato com o João (monitor).
-
-
-
Programa em C que lê um número inteiro n >= 1 e os comprimentos e alturas de n retângulos. Calcula a área de cada retângulo e mostra os dados dos retângulos ordenados em ordem decrescente de área. Atualizado na Aula 38 para liberar a memória alocada para os retângulos.
-
-
-
Programa em C que lê um número inteiro k >= 0 e calcula a Sequência de Farey depois de k passos.
-
-
-
Enunciado do Exercício 14, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 25/06 (domingo), às 23h59min. O código para ser usado neste exercício está neste link.
A Lista 10 contém somente o Exercício 14.
-
-
-
Programa em C que define o posto inicial k em que o carro de iniciar seu percurso no Problema dos Postos, apresentado na aula de Fundamentos de Matemática.
-
-
-
Programa em C que define o posto inicial k em que o carro de iniciar seu percurso no Problema dos Postos, apresentado na aula de Fundamentos de Matemática.
Versão corrigida da que foi feita na Aula 40 (o código da Aula 40 já está atualizado com esta versão).
-
-
-
-
-
-