Programação
-
Atualização do calendário (parcial)
03/05
1ª parte: Continuação da aula "Ensino de Projeto" (Prof. Fábio)
2ª parte: PPC da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Prof. Lucas Fehr)10/05
1ª parte: Aula "Ensino de História" (Profa. Mônica)
2ª parte: PPP do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Profa. Amíria Brasil)17/05
1ª parte: Aula "Ensino de Tecnologia" (Prof. Caio)
2ª parte: Balanço geral das aulas sobre áreas do conhecimento e estruturas curriculares de cursos de Arquitetura e Urbanismo, a partir da questão: Como essas discussões "bagunçam" a proposta de disciplina que o grupo estava concebendo?24/05
Desenvolvimento e orientação ao Exercício 2: programa de uma disciplina30/05 (terça-feira) Data limite para entrega do Exercício 2, para que os grupos que vão fazer a crítica tenham acesso ao material.
31/05
Desenvolvimento e orientação ao Exercício 3: crítica ao programa do outro grupo06/06 (terça-feira) Data limite para entrega do Exercício 3, antes do seminário de apresentação e crítica
07/06
Apresentação do Exercício 2 e Exercício 314/06
Apresentação do Exercício 2 e Exercício 321/06
Avaliação geral da disciplina28/06
Desenvolvimento e orientação ao Exercício 4: uma aula do programa (individual, para entrega em 31/07) -
Textos para leitura:
GRUPOS 1 e 2
BOURDIEU, P. A reprodução: elementos para uma teoria de ensino. Petrópolis: Vozes, 2014.
Cap. 2: A tradição erudita e conservação social (p. 135-167)GRUPOS 3, 4 e 5
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015.
Cap. 2: A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura (p. 43-72)GRUPOS 6 e 7
STEVENS, G. O círculo privilegiado: fundamentos sociais da distinção arquitetônica. Brasília: Ed. UnB, 2003.
Cap. 3: A arquitetura como um campo (apenas das páginas 83-122) -
GRUPOS 1 e 2
Paulo Freire. Educação como prática da liberdade.
Cap. 4 - Educação e conscientização
Apêndice (p. 101-148)
GRUPOS 3 e 4Paulo Freire. Pedagogia da autonomia.
Primeiras palavras (p. 9-11)
Cap. 1 - Não há docência sem discência (p. 12-20)
Cap. 2 - Ensinar não é transferir conhecimento (p. 21-35)
(a versão disponibilizada aqui não tem numeração de páginas, mas o PDF corresponde à paginação do índice)GRUPOS 5, 6 e 7
bell hooks. Ensinando a transgredir.
Cap. 1 - Pedagogia engajada (p. 25-36)
Cap. 8 - Pensamento feminista (p. 151-160)
Cap. 11 - A língua (p. 223-234)Jacques Rancière. O mestre ignorante.
Prefácio à edição brasileira (p. 9-14)
Cap. 1 Uma aventura intelectual (p. 15-30) -
-
-
Prof. Lucas Fehr, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
3/5, das 10h30 às 12h00Profa. Amíria Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
10/5, das 10h00 às 12h00 -
ORIENTAÇÕES GERAIS
1. Inventar um contexto da disciplina- O curso de Arquitetura e Urbanismo é Público ou Privado? Integral, Noturno ou Diurno (Matutino ou Vespertino)?
- A disciplina é obrigatória, optativa (eletiva), de extensão universitária?
- A disciplina é distribuída ao longo do semestre ou concentrada?
- Qual é a carga horária da disciplina?
- Em qual período do curso a disciplina está sendo oferecida?
- Qual é a quantidade de estudantes da turma?
- Quantos professores serão responsáveis?
- Qual é a relação professor/estudante?
- Qual é a infraestrutura da universidade necessária para o desenvolvimento da disciplina (laboratórios, canteiro experimental, biblioteca...)?
- Pode ser uma disciplina curricular de extensão.
- Pode integrar monitoria de pós-graduação e grupos de pesquisa.2. Área de conhecimento no campo da arquitetura e urbanismo
- História / Fundamentos sociais
- Projeto do edifício
- Urbanismo / Planejamento Urbano / Infraestrutura
- Paisagismo, paisagem, ambiente
- Design ou Linguagem visual
- Desenho, modelos, representação em arquitetura e urbanismo
- Tecnologia de construção / Sistemas estruturais
- Conforto Ambiental
- Áreas integradas3. Estrutura mínima do Programa da Disciplina
1. Título
2. Justificativa
3. Ementa (conteúdo programático, redigido sem verbo)
4. Objetivos gerais e específicos
5. Plano de aulas
- considerar 15 aulas ou carga horária compatível com esta quantidade de aulas no caso de disciplinas concentradas
- definir para cada aula o assunto, método, material (bibliografia, equipamentos, ferramentas)
6. Meios e critérios de avaliação (prova, trabalho, seminário... e seus respectivos pesos na avaliação geral)
7. Bibliografia básica e complementar
8. Infraestrutura e recursos necessários (materiais e equipamentos na sala de aula, ateliê, maquetaria, gráfica, estúdio de foto e vídeo, canteiro experimental; transporte e condições gerais para visitas externas...)Crítica aos programas
G1 critica programa do G4
G2 critica programa do G5
G3 critica programa do G7
G4 critica programa do G6
G5 critica programa do G3
G6 critica programa do G2
G7 critica programa do G1 -
Encerramento (oficial) da disciplina: 13/6/2023
Data de entrega do Exercício 3: 21/7/2023
Data limite para lançamento de notas e frequência: 11/8/2023