Indice degli argomenti

  • Aula 1

    Dinâmica de Apresentação do Curso 

    Estamos na universidade pública: quem somos? o que queremos?

  • Aula 2

    Uma compreensão sobre Estado, Sociedade e Educação


    Leitura básica:  

    (1) Racionais Mc’s.  (1) “Video Documentário – Mil Trutas e Mil Tretas”,

    Faixa 5 “Negro Drama” (show ao vivo).

    Leituras em sala:

     (2) Texto para Leitura III - Neocolonialismo como explicação para o subdesenvolvimento: perspectivas teórico-metodológicas - Eduardo Januário 

     (3) NORBERTO BOBBIO: teoria política e direitos humanos - Samuel Oliveira

     (4) Estado, governo e Mercado - Elisangela Brito 


  • Aula 3

    (1)   O Estado e as políticas educacionais

     Leitura básica: JANUARIO, Eduardo. Política Educacional no Estado de São Paulo na década de 1990: Contradições ou práticas de exclusão? Texto para Leitura I, FEUSP, 2021.

     


  • Aula 4

     O Direito à Educação no Brasil   

    Leitura básica:

    BRASIL. Lei 9.394, de 20 de novembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm 

    OLIVEIRA, R. P.. O Direito à Educação. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação: análise da LDB e da Constituição Federal. 2a.ed. São Paulo: Xamã, 2002, p. 15 – 41.



  • Aula 5

    A reforma do Ensino Médio e a Nova BNCC - Questões Atuais da Educação 

    Leitura Básica:

    A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. MARIA LUIZA SÜSSEKIND -Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro- RJ, Brasil

    https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980/pdf 

    Novo Ensino Médio em São Paulo: mais desigualdade e nenhuma escolha - (Vídeo) 

    REPU - Rede Escola Pública e Universidade :   https://www.youtube.com/watch?v=wRK0aJUTCPg

    Leitura auxiliar: ( importante)

    (Atenção: o texto está disponível apenas em Inglês, todavia, é possível usar o tradutor digital para ler)

    Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil Marina Avelar⁎ , Stephen J. Ball  - https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2017/11/avelar-ball-ijed-paper.pdf 




  • Argomento 6

  • Argomento 7

  • Argomento 8

  • Argomento 9

  • Argomento 10

  • Argomento 11

  • Argomento 12

  • Argomento 13

  • Argomento 14

  • Argomento 15