Topic outline
-
-
Deixe aqui comentários, críticas e sugestões sobre a disciplina. Obrigada!
-
-
Olá pessoal,
Seguem os dois textos sugeridos para a primeira atividade individual.
Escolha um dos textos, e após a leitura de um dos capítulo (introdução e primeiro capítulo, ou outro se preferir) selecione um parágrafo para orientar sua reflexão. Transcreva o parágrafo (ou frase) no cabeçalho de seu texto (mantendo o formato de citação direta) e a partir de então desenvolva uma reflexão sobre a educação e o papel da docência. Esta reflexão pode incluir o diálogo com outros/as autores ou discussões previamente realizadas em outras disciplinas do curso.
Estrutura: Trata-se de um texto com estrutura livre, com 3 a 5 páginas. Identifique o texto com título e seu nome no início.
Data de entrega: 28 de setembro.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
Rancière, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
-
Ensinando a Transgredir File
-
-
-
Texto complementar com algumas questões mencionadas em aula. Sempre uma boa leitura!
-
Estudo de caso relacionado ao estágio
-
-
-
Leitura complementar - Conto
-
-
-
Documentário mencionado em aula no momento em que meu computador cansou, parou de funcionar e a turma tomou conta da aula: Pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, entre outros. (2004, França, Dir. João Jardim, Walter Carvalho). Esta versão está sem legenda, mas é possível encontrar excertos legendados das principais entrevistas no youtube.
-
-
Documentário "Schooling the World: The White Man's Last Burden" (Carol Black, 2010) http://carolblack.org/schooling-the-world
-
Um pouco sobre observar atentamente.
-
Lembrei deste filme iraniano, ao falarmos sobre diferentes perspectivas. Está disponível em algumas plataformas. Fica apenas como sugestão para quem tiver interesse.
Bacheha-Ye aseman (Filhos do Paraíso, 1998, Majid Majidi).
-
-
-
-
A ginástica geral na sociedade contemporanea File
-
Ginastica geral File
-
-
-
D. Bland, V. Sharma-Brymer. Imagination in school children's choice of their learning environment: An Australian study. International Journal of Educational Research 56 (2012) 75–88.
-
-
-
-
-
-
-
NOBREGA, Carolina Cristina dos Santos. Por uma educação física antirracista. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2020 Jul;34 nesp:51-61
-
Racismo estrutural File
-
Corpos negros e seus saberes no chão da escola: oralitura e escrevivência por uma educação decolonial - FEUSP - DEBORAH MONTEIRO
-
-
-
-
-
BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007 .
-
AVILA, Sueli de Fatima Ourique de. A adolescência como ideal social.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Proceedings online...
-
Silva DA, Pelegrini A, Petroski EL, Gaya AC. Comparison between the growth of Brazilian children and adolescents and the reference growth charts: data from a Brazilian project. J Pediatr (Rio J). 2010;86(2):115-120.
-
MARQUES, Patrícia Batista; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. O que é a escola a partir do sentido construído por alunos. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Maringá , v. 15, n. 1, p.
-
LEITE, Fernanda Moreira et al . O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 20, n. 2, p. 339-348, Aug. 2016 .
-
-
-