Pedag do Mov do Corpo Humano
Capacitar estudantes a compreenderem e analisarem a história da Educação Física e do Esporte em diversas épocas através do estudo de suas manifestações em diversas culturas e seu desenvolvimento na sociedade. 
1. Aprofundar a fundamentação teórica acerca de características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano considerando questões contemporâneas presentes na cultura escolar; 2. Prover os licenciandos de subsídios pedagógicos para efeito de sistematização dos conhecimentos adequados a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 3. Oferecer oportunidades de organização e gerenciamento de experiências pedagógicas em situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, envolvendo discussões e análises das realidades, observações participantes, estruturação e planejamento de práticas pedagógicas; 4. Analisar propostas curriculares oficiais para a Educação Física no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano; 5. Elaborar propostas/projetos de intervenção de Educação Física para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, considerando a especificidade e riqueza da cultura do movimento bem como os múltiplos contextos da educação escolarizada.
1. entender os paradigmas balizadores da pesquisa qualitativa; 2. reconhecer alguns tipos de pesquisa qualitativa; 3. entender e identificar instrumentos de pesquisa qualitativa; 4. direcionar caminhos para a organização de dados coletados na pesquisa qualitativa; 5. conhecer possíveis estruturas para a validade e fidedignidade dos dados qualitativos; 6. analisar estruturas de pesquisa qualitativa.
1 - Possibilitar aos alunos da Educação Física, do Esporte e demais interessados uma formação básica em Antropologia na sua interface com o movimento humano. 2 - Oportunizar o acesso a instrumentos metodológicos de pesquisa da área antropológica e filosófica quando aplicadas aos fenômenos do corpo e do movimento. 3 - Promover reflexões relativas à área científica de Educação Física (Bacharel e Licenciatura), Esporte e Lazer estabelecendo perspectivas para o aprofundamento conceitual, teórico e metodológico em consonância com futuras inserções profissionais do corpo discente.
Ao final da disciplina espera-se que o estudante seja capaz de, primeiro, compreender e dissertar sobre (a) o processo da docência na universidade - (b) suas características no ensino superior nos campos da Educação Física e do Esporte - (c) o contexto da docência universitária face às politicas de educação, ciência e tecnologia ; e, segundo identificar e realizar em caráter experimental ( d) processos de ensinagem - (e) projeto de ação pedagógica em consonância com as exigências do estágio supervisionado de do cência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).
Ao final da disciplina espera-se que o estudante seja capaz de identificar e dissertar sobre os conceitos que fundamentaram e fundamentam a Educação Física na escola a partir de elementos extraídos da história da pedagogia e da educação física, da filosofia, da biologia, da antropologia e da psicologia.
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de realizar pesquisa bibliográfica referente ao tópico de estudo escolhido e, juntamente com o orientador, Identificar possibilidades de elaboração do TCC nas seguintes modalidades: Monografia, Ensaios Propositivos e, Relatório de um Projeto de Intervenção.
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: 1. Construir fundamentação teórica apropriada sobre a educação física na educação infantil. 2. Caracterizar a importância da educação física, bem como organizar experiências pedagógicas conforme as possibilidades de desenvolvimento do aluno. 3. Elaborar um programa de educação física, considerando todos os elementos que compõem esse programa. 4. Familiarizar-se com as práticas escolares das escolas de educação infantil para que seja possível traçar um perfil das propostas e concepções da educação física, assim como das perspectivas e vivências dos alunos. 5. Conhecer situações de aulas em instituições de educação infantil, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência. 6. Identificar e organizar fontes de informação sobre educação física infantil e preocupar-se com a contínua atualização profissional.
1. Contextualizar a Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no âmbito da Educação Básica, destacando importância e finalidades nesta etapa de ensino;
2. Construir fundamentação política e pedagógica consistente para atuação em Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano;
3. Analisar características e especificidades da Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano considerando teorias do desenvolvimento humano e diferentes concepções de corpo e movimento;
4. Analisar e situar o componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental no âmbito das Políticas Públicas de Educação;
5. Conhecer e analisar programas de Educação Física vigentes para o ensino fundamental de 6º ao 9º ano;
6. Proporcionar o contato dos licenciandos com escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental para aproximação com a realidade e análise da cultura escolar, propostas e concepções da educação física vigentes, assim como com perspectivas e vivências dos alunos;
7. Oferecer oportunidades de experiência com situações de aulas em instituições de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, envolvendo discussões de planejamento, observações e participações no processo de docência;
8. Conhecer as fontes de informação sobre Educação Física Escolar e desenvolver estratégias de atualização e avaliação profissional contínua.
O objetivo da disciplina é trazer ao aluno uma reflexão a partir de seus próprios projetos sobre as principais contribuições metodológicas e técnicas relativas às pesquisas interdisciplinares. Tem como intenção refletir sobre paradigmas e eixos de análises, perspectivas teóricas e metodológicas que os auxiliem em suas pesquisas acadêmicas.