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Capítulos dos Conceitos de Matemática Básica, inclusive os do 1o semestre.
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Estudante, esse fórum é para você encontrar uma dupla, trocar ideias sobre sua análise com outres estudantes, e até mesmo para fazer perguntas para a equipe de monitores.
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Tabela. Horários das atividades de monitoria online - clique "sala do meet", e o link abre em uma nova janela.
Pensado principalmente para exercícios, dúvidas sobre as aulas teóricas e conceitos de matemática básica.
horário segunda terça quarta quinta sexta sábado 10-12 sala do meet 14-16 sala do meet sala do meet 16-18 sala do meet sala do meet
Tabela. Horários das atividades presenciais, organizadas por horário e dia da semana. Monitoria MEXI (sala 2026, dos micros) é destinada aos experimentos online, Monitoria teoria (Mon. teoria), na sala 2028, para exercícios, dúvidas sobre as aulas teóricas e complementos de matemática básica.segunda terça quarta quinta sexta 08-10 Aula sala 2028 10-12 Aula sala 2028 12-13
13-14
12-13: Mon. teoria 12-13 Monitoria MEXI
Mon. teoria
12-13Mon. teoria
Monitoria MEXI
12-13 Mon. teoria12-13 Mon. teoria
18-19 Mon. teoria Mon. teoria e
Monitoria MEXIMon. teoria
Monitoria MEXI
Mon. teoria
Mon. teoria19-21 Aula Aud. Adma Jafet 21-23 Aula Aud. Adma Jafet -
Resolveremos os exercícios da lista 1 de Mecânica, que corresponde a uma revisão de Fundamentos de Mecânica e encontra-se abaixo.
Na primeira aula da semana resolveremos os exercícios 2, 5, 6 e 7.
Na aula de 5a-feira, resolveremos os exercícios 10, 11 e 12.
Parte da aula da quinta-feira será dedicada a um seminário curto sobre tratamento dos dados de uma medida de uma única grandeza aleatória - discutiremos os significados de flutuação estatística e das estatísticas: média, desvio padrão e desvio padrão da média.-
O guia de laboratório abaixo orienta a tomada de dados do experimento de colisões em uma dimensão, cujas imagens estão no sítio do MEXI, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de Translação" e escolher o item "Colisões".
Use o roteiro em anexo a esta tarefa (basta clicar na tarefa que você poderá ler ou baixar o documento); o que está na página do fisfoto orienta para uma análise um pouco diferente. O vídeo é muito útil na realização do experimento, mas os detalhes do que será pedido neste relatório serão um pouco diferentes, assim siga o roteiro do pdf abaixo.
O trabalho deve ser realizado preferencialmente por equipes de duas pessoas (1 ponto a mais); equipes de três serão penalizadas (2 ponto a menos) e não aceitaremos equipes maiores. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "DistribuicaoConjuntoDeImagens.pdf", cujo link também está abaixo (a partir de 15/8). A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe. Caso seu nome não esteja na lista, entre em contato conosco para designar-lhe um conjunto.
O relatório é sintético e deve ser entregue até 29/8. Faça upload de um único arquivo de texto com as tabelas e esboços incluídos no documento, com o nome "nome1_nome2_conjuntoDeImagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe e conjuntoDeImagens é o número do seu conjunto (3, por exemplo).
A nota do relatório é a soma das notas ao vários itens pedidos no Roteiro; assim, não deixe de fornecer cada tabela, esboço e cálculo pedido, nem de responder as questões e fazer os comentários solicitados.
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Você tem 60 minutos para resolver esse questionário composto por 3 questões.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem quantas tentativas quiser, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora.
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Nessas duas aulas, definiremos a grandeza física chamada "quantidade de movimento linear" de um corpo, muitas vezes referida como "momento" ou "momentum".
Aprenderemos que, em um jogo, o que interessa é o impulso sobre a bola, que pode ser dado com forças diferentes em tempos diferentes, com o mesmo resultado prático. No entanto, pode ser que seja preciso prestar atenção na intensidade da força (ou no intervalo de tempo): o goleiro dará o mesmo impulso ao rebater a bola com uma batida seca ou movendo mais as mãos, mas vai sofrer menos se amortecer o movimento.
Leitura: HRK capítulo 6 seções 1 a 5.
Problemas em classe da lista 2: exercícios 3; 4; 6; 7; 9 e 16.
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Você tem 50 minutos para resolver esse questionário composto por 5 questões, de diversos tipos e pesos diferentes, e pode responder ao questionário três vezes, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é de uma hora, e de duas horas entre a segunda e a terceira.
Quando for necessário uma resposta numérica, use o ponto (.) como separador decimal.
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Primeiro, vamos discutir a relação entre impulso e quantidade de movimento e calcular a força média em algumas colisões específicas.
Depois, vamos examinar a colisão entre dois corpos no referencial do Centro de Massa deles. Veremos que as velocidades depois da colisão podem ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica), mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais) ou simplesmente anularem-se (totalmente inelásticas).
Problemas em aula: Lista 3, exs. números 1, 5, 10, 11, 12, 17, 19, 20
Leitura:
- HRK capítulo 6 seções 1 a 5
- CMB: Capítulo 10, Vetores
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Você tem 70 minutos para resolver 3 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 2. As questões têm pesos diferentes. o tempo será mais que suficiente se você resolveu os problemas da lista antes de responder a este questionário.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas quiser, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Vamos examinar a colisão entre dois corpos no referencial do CM deles - as velocidades depois da colisão podem:
- ter o mesmo módulo de antes da colisão (colisão elástica),
- mudar (inelástica ou explosiva, conforme sejam menores ou maiores que as iniciais)
- anularem-se (totalmente inelásticas)
Depois de resolver os problemas 11 e 12 da lista 3, vamos discutir o experimento online de colisões 1D. Os diferentes conjuntos de imagens correspondem a diferentes tipos de colisão, desde totalmente inelástica a elástica, com ou sem força externa interferindo no movimento. Uma olhada em todos os vídeos antes da aula vai enriquecer a discussão, bem como fazer os exercícios 11 e 12.
Na segunda aula da semana, concluiremos a discussão sobre colisões. Pretendemos resolver exercícios da lista 3, de números: 10 (colisão elástica com razão das massas 1:3), 17 (colisão de 2 blocos em uma dimensão) e 19 (colisão de partículas em duas dimensões). É essencial fazer os exercícios antes da aula!
Leitura:- HRK capítulo 6, seções 1 a 5
- capítulo 10 de CMB - Vetores
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O guia de laboratório abaixo orienta a tomada de dados do experimento de colisões em duas dimensões, cujas imagens estão no sítio do MEXI, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de Translação" e escolher o item "Colisões Bidimensionais".
Use o roteiro em anexo a esta tarefa (basta clicar na tarefa que você poderá ler ou baixar o documento); o que está na página do MEXI orienta para uma análise um pouco diferente.
O trabalho deve ser realizado preferencialmente por equipes de duas pessoas (1 ponto a mais); equipes de três serão penalizadas (2 ponto a menos) e não aceitaremos equipes maiores. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "DesignacaoConjuntosImagens.pdf", cujo link também está abaixo. A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe. Caso seu nome não esteja na lista, entre em contato conosco para designar-lhe um conjunto.
O relatório é sintético e deve ser entregue até 23/9. Faça upload de um único arquivo de texto com as tabelas e esboços incluídos no documento, com o nome "nome1_nome2_conjuntoDeImagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe e conjuntoDeImagens é o número do seu conjunto (C3, por exemplo).
A nota do relatório é a soma das notas ao vários itens pedidos no Roteiro; assim, não deixe de fornecer cada tabela, esboço e cálculo pedido, nem de responder as questões e fazer os comentários solicitados.
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Você tem 60 minutos para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios de 1 a 14 da Lista 3.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Inicialmente, vamos retomar a discussão mais teórica e estabelecer a equação de movimento de um corpo qualquer. Antes de aplicarmos essa equação, vamos nos habituar com a definição de Centro de Massa e determiná-lo em alguns objetos. Faremos os exercícios 1, 2 e 6 da lista 4.
Quando as forças nas partículas de um sistema são todas internas, o movimento do centro de massa é uniforme, o que permite prever a evolução do sistema. O assunto exige prática para entender como se identifica e modela o sistema de modo a prever os resultados, assim faremos muitos exercícios da Lista 4. Nesta segunda aula, faremos os exercícios 8, 10, 13 e 15.
Leitura antes da aula da 5a-feira: seções 7.1 a 7.5 do HRK-
Você tem 70 minutos para resolver duas questões numéricas (pesos 2 e 3) e cinco testes, com peso 1 cada. As questões são parecidas com as dos exercícios do texto do capítulo X - Vetores, dos Conceitos de Matemática Básica. Esse tempo está calculado considerando que você resolveu os exercícios do texto antes de tentar o questionário.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal - o moodle considerará errada qualquer resposta com vírgula! Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira.
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Na 2a/3a-feira, resolver os exercícios 13, 17 e 16 e 22 da lista 4; na 5a-feira, devemos resolver os exercícios 15, 20 e 14. É essencial tentar os exercícios antes da aula. Na 5ª-feira, concluiremos a discussão em torno da conservação da quantidade de movimento e seus reflexos no movimento dos corpos.
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Você tem 50 minutos para resolver uma única questão numérica, parecida com algum exercício da lista 3; cada item pode ter um peso diferente.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal - o moodle considerará errada qualquer resposta com vírgula! Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda e duas horas entre a segunda e a terceira.
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A colisão ocorrerá na 2a, 26/9, às 20:14, horário de SP, se não errei a conversão do horário. Será transmitido ao vivo por um canal, cujo link estará neste sítio.
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Você tem 70 minutos para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 4 com pesos diferentes.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Começaremos a primeira aula da semana resolvendo as dúvidas sobre Impulso e Quantidade de Movimetno que vocês trouxerem para a aula. Depois, iniciaremos o estudo das rotações pela cinemática.
Assim como existe uma quantidade de movimento linear, existe uma quantidade de movimento angular, normalmente nomeada “momento angular”. Entender o significado dessa grandeza e transformar a 2ª lei de Newton da translação para a rotação é nosso objetivo nas próximas aulas. Inicialmente, definiremos as grandezas cinemáticas que entrarão nessa equação de movimento transformada para lidar com a rotação. Provavelmente faremos os exercícios 1, 2, 5 e 6 da lista 5 na 1a aula e, na da quinta-feira, os exercícios 13, 14, 21 e 8.
Leitura:
- HRK capítulo 8 seções 1 a 5.
- CMB XI - Geometria Plana
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As rodas dentadas do pedal e da catraca de uma bicicleta, unidas por uma corrente, estão em movimento, e pode-se medir a velocidade angular de uma das rodas e a velocidade linear da corrente. O objetivo é verificar como essas duas velocidades se relacionam.
O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de designação dos conjuntos de imagens. Toda a descrição do experimento, com as imagens e dados necessários, estão na página http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/index.php , procure o menu Experimentos de Rotação e selecione Cinemática Rotacional; o roteiro que está nesse sitio é diferente do que está proposto aqui, que é mais curto - use o roteiro abaixo! O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!
A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar.
Faça upload no moodle do arquivo em pdf com o relatório, com o nome:
R_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2_ConjuntoDeDados.pdf
e suba também para o moodle da planilha com seus dados e cálculos, com o nome
R_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2_ConjuntoDeDados.xlsx
Sua planilha é um auxiliar para nossa correção. Ela só será usada para tirar dúvidas ou localizar eventuais erros, assim os gráficos e resultados precisam estar adequadamente inseridos no documento pdf do relatório.
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Este é um vídeo do Veritaseum, que conta a história de um movimento de rotação complicado que foi observado na estação espacial. Não estudaremos movimentos tão complicados em nenhum momento do curso, mas vale a pena ver o quão complicado pode ser a dinâmica da rotação.
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Você tem uma hora para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 5 com pesos diferentes.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Concluiremos a discussão da cinemática da rotação e iniciaremos o estudo da dinâmica.
Neste semestre, não destrincharemos a fundo a dinâmica da rotação, mas daremos uma visão geral da equação de movimento. Este tema será tratado em detalhe na disciplina de Corpos Rígidos no semestre que vem. Assim, definiremos torque, que é a grandeza responsável por mudar o estado de rotação de um sistema, desempenhando um papel análogo ao da força nos movimentos de translação. Faremos os exercícios 1, 2, 3 e 6 da lista 6.
Leitura do HRK: seções 9.1 a 9.4 do capítulo 10
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A prova será realizada no auditório Abraão de Moraes, no horário regular da aula.
Conteúdo:
- HRK capítulos 6 a 8: texto e exemplos
- Listas de exercícios 2 a 5 (todos os problemas) (note que a lista 1, de revisão, não cai diretamente, mas todo o conteúdo do 1o semestre está sempre na base de qualquer exercício).
- CMB Capítulos IX - Construção de Gráficos; X - Vetores em 2 e 3 dimensões
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Continuaremos no estudo da dinâmica da rotação, especialmente na conservação da quantidade de movimento angular.
Nos limitaremos a rotações em torno de um eixo fixo ou com o eixo em movimento, mas apontando sempre na mesma direção, deixando a questão mais complicada da solução do movimento geral de um corpo rígido para o próximo semestre.
Faremos os exercícios 13 e 9 da lista 6 (o arquivo está dois tópicos acima).Leitura: capítulo 9 do HRK seções 9.1 a 9.4 e capítulo 10 seções 10.1 a 10.4
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Construiremos um modelo para analisar o experimento de um sistema massa-mola que oscila em um trilho de ar. Todo livro-texto discute o sistema massa-mola de forma idealizada, mas o deste experimento é real (não é uma simulação), o que complica, mas não atrapalha, compreender o papel da energia mecânica no seu comportamentoO roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de distribuição dos conjuntos de imagens. O experimento, com as imagens e dados necessários, está neste link; use o roteiro abaixo, que é diferente do que está nesse sítio! É importante usar o roteiro abaixo, uma vez que corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!
A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar. Se você não está na lista de distribuição dos conjuntos de imagens, entre em contato conosco.
Há uma penalidade de um ponto a cada dia de atraso na entrega do relatório em relação ao prazo previsto.
Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, com o nome:
nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.pdf,
em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens, nome1 e nome2, os nomes dos autores. Se quiser, suba também a planilha dos dados Icom o mesmo nome, mas extensão xlsx), o que pode ajudar a/o monitor/a a localizar algum erro eventual; note que os gráficos e planilhas solicitadas no relatório precisam estar no arquivo pdf. -
Você tem 50 minutos para resolver esse questionário composto por 4 questões e pode responder ao questionário três vezes, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é de uma hora, e de duas horas entre a segunda e a terceira.
Use o ponto (.) como separador decimal.
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Nesta aula, faremos aplicações realistas da dinâmica da rotação, que foram colocadas em forma de problemas na lista 6. São os problemas 10, 12 e 11.
Leitura: capítulo 9 do HRK seções 9.1 a 9.4 e capítulo 10 seções 10.1 a 10.4.
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Você tem uma hora para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 6 com pesos diferentes; é essencial fazer os exercícios da lista antes de tentar o questionário.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Problematizaremos o conceito da energia discutindo a mecânica do salto em altura com vara em comparação com o salto em distância: por que a atleta corre na horizontal no salto com vara se ela só precisa chegar o mais alto possível? Mostraremos a definição de trabalho e da energia cinética - a energia do movimento, e demonstraremos o teorema Trabalho – Energia Cinética. Faremos os exercícios 2, 3, 5 e 7 da lista 7.
Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.
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Começamos definindo potência e aprendendo a lidar com forças variáveis. Seguiremos com a demonstração do teorema Trabalho – Energia Cinética e suas aplicações. Faremos inicialmente algum dos exercícios 3, 5 e 7 da lista 7, depois os exercícios 10, 17, 20, 24 e, se der tempo, o 23.
Leitura: HRK capítulo 11 seções 1 a 6.
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Você tem uma hora para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 7.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem cinco tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Na 1a aula da semana, faremos algumas aplicações da relação entre trabalho e energia cinética, em particular os exercícios 23, 19 e 25 da Lista 7. Calcularemos a massa efetiva de uma mola que oscila.
Na aula seguinte, veremos como a energia se comporta em uma colisão; a quantidade de movimento sempre se conserva, mas o mesmo não acontece com a energia cinética, a não ser no (importante) caso especial das colisões elásticas, que será exemplificado por uma colisão átomo-molécula. Analisaremos alguns outros casos também: a transferência de energia em uma explosão; a perda em uma colisão totalmente inelástica. Esses casos correspondem aos exercícios 3, 5 e 12 da lista 8.
Leitura: todo o capítulo 11 do HRK
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Examinaremos o movimento de uma moeda lançada sobre um plano inclinado, a fim de compreender a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total.
O roteiro para o trabalho está abaixo, bem como a lista de distribuição dos conjuntos de imagens (distribuicaoConjuntosDeImagens.pdf). Clique aqui para a descrição do experimento, com as imagens e dados necessários; use o roteiro abaixo, que é diferente do que está nesse sítio! Corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!
A tarefa deve ser realizada em duplas, havendo um bônus de 1 ponto para quem efetivamente realizar a tarefa em dupla; trios serão penalizados e não aceitaremos relatórios com equipes de mais de 3 pessoas. Caso as situações destinadas para as duas pessoas sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas uma das duas situações para analisar. Se você não está na lista de distribuição do conjunto de imagens, entre em contato conosco.
Você precisa fazer upload no moodle de um único arquivo contendo o relatório, que neste caso é formado praticamente só por tabelas e gráficos, com o nome:
nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.xlsx,
em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens (por exemplo, D4.3), nome1 e nome2, os nomes dos autores. É muito importante seguir essa convenção. Solicitamos a gentileza de converter seu relatório ao padrão Excel xlsx. Se você está usando as Planilhas Google, basta fazer o download nesse formato.
Cronograma das duas partes do experimento:
7-8/11: lançamento do experimento durante a aula regular
20/11: data limite para entregar de modo a receber os dados verificados antes da aula de conclusão da análise
2/12: discussão final, em classe, sobre o experimento de dissipação de energia
7/12: prazo máximo para entrega do relatório da parte 2 -
Q12 - Questionário - relação entre trabalho e energia cinética QuizVocê tem uma hora para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 7.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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No Diurno na 5a, 17/11 e no noturno na 3a, 22/11, começaremos a aula fazendo o problema 11 da lista 8 e talvez o 12, sobre colisão entre partículas. Depois, definiremos energia potencial e veremos a forma que a lei de conservação da energia toma na Mecânica Clássica. Faremos alguns dentre os exercícios 2, 3, 6, 7, 8, 10, 11 e 12 da lista 9.
No Noturno na 5a, 17/11, e no diurno na 2a, 21/11, iremos ao Laboratório de Demonstrações para examinar algumas demonstrações e tomar os dados para o relatório 6 - veja a tarefa correspondente abaixo.
Leitura: HRK capítulo 12 seções 1, 2, 3, 5
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Você deve formar uma equipe com duas pessoas e selecionar, na aula do dia 17/11 (noturno) e dia 21/11 (diurno), uma demonstração para descrever de maneira qualitativa e outra, para descrever de maneira semiquantitativa. São 5 demonstrações qualitativas e 7 demonstrações semiquantitativas. As duplas podem escolher o grupo de experimentos que desejam fazer. No entanto, não pode ser a mesma opção de nenhuma outra dupla;
O relatório deve ter no mínimo duas páginas e no máximo 4, datilografado em fonte 12 e espaço duplo, no papel A4. Você deve fazer o upload de um arquivo com o nome
n_autor1_autor2.extensaoDoEditor
em que n é o numero do grupo de trabalho, autor1 e autor2 são os nomes dos membros da equipe e extensaoDoEditor identifica o editor (doc, docx, pdf, etc).
Os roteiros dos experimentos estão detalhados no arquivo abaixo.
As aulas serão ministradas no Laboratório de Demonstrações do IFUSP.
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Nas duas aulas desta semana, temos 3 tarefas:
- discutir o experimento de conservação da energia (relatório 4)
- concluir o experimento online de dissipação de energia (relatório 7)
- dar continuidade aos exercícios sobre o tema conservação-dissipação da energia
Leitura: HRK capítulo 12 seções 1, 2, 3,-
Concluiremos a análise do movimento de uma moeda lançada sobre um plano inclinado, a fim de determinar quantitativamente a evolução temporal da energia dos componentes do sistema e da energia total.
O roteiro para o trabalho está abaixo - ele é diferente do que está no sítio do MEXI! Use os dados obtidos na parte 1 do experimento e mantenha a equipe que realizou a coleta dos dados - avise-nos de qualquer modificação na equipe. Corrigiremos o relatório pelas suas respostas aos itens – cada gráfico, tabela, resultado e comentário vale uma parte da nota, assim responda a tudo que está solicitado, mas não inclua os gráficos e tabelas já enviados na primeira parte do experimento. O fórum "experimentos online" permite discussão entre a/os estudantes - subscreva-se e colabore!.
Você precisa fazer upload no moodle de dois arquivos contendo o relatório e a planilha de cálculo, com os nomes:
nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.pdf e nn_nomeDoAutor1_nomeDoAutor2.xlsx
em que nn é o número de identificação do conjunto de imagens (por exemplo, D4.3), nome1 e nome2, os nomes dos autores. -
Você tem 70 minutos para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 8, com pesos diferentes.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você tem três tentativas, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre a segunda e a terceira.
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Na primeira aula da semana, vamos explorar aplicações do conceito de energia. Devemos resolver os problemas 3, 19 e 26 da lista 10 e o problema 15 da lista 9.
Na segunda aula, vamos rever os conceitos centrais da mecânica da rotação com eixo fixo.
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Você tem 70 minutos para resolver 2 questões numéricas sobre os exercícios da Lista 9, com pesos diferentes.
Forneça suas respostas com dois dígitos significativos, usando o ponto (.) como separador decimal. Se precisar ou quiser entrar com potências de 10, use a notação n.nEm, onde n.n é a mantissa e m o expoente de 10. Por exemplo, 12300=1.23E4 ou 1.23e4; 0.0045=4.5E-3 ou 4.5e-3. Não forneça a unidade, mas dê a resposta na unidade indicada no problema, uma vez que isso afeta a ordem de grandeza do valor numérico, e a correção será automática.
Você pode tentar quantas vezes quiser, vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre as tentativas é de uma hora entre a primeira e a segunda, de duas horas entre as demais.
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A prova é aberta a todos os estudantes
Diurno: Das 10 às 12 hs dia 19/12/22 : Local: Auditório Abraão de Moraes
Noturno: Das 21 às 22:40 hs dia 20/12/22 Local: Auditório Abraão de Moraes
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A prova de recuperação é aberta aos estudantes que tiveram médias finais entre 3,0 e 4,9.
A prova de recuperação será realizada dia 16 de fevereiro de 2023, a partir das 19 horas, na sala 2024 do IFUSP