• Close

    Conferências de profissionais convidados

    2022, 8 de novembro - "O desenvolvimento da energia eólica no Brasil e aspectos ambientais"

    por Emílio Guilherme Roos da Silva e Miguel Mascarenhas

    Emílio  Guilherme Roos da Silva é biólogo, possui 15 anos de experiência de atuação em Gerenciamento de Projetos, Consultoria Ambiental, Licenciamento Ambiental (Estudo de Impacto Ambiental –EIA e Relatório de Impacto Ambiental -RIMA, Relatório de Controle Ambiental - RCA, Plano de Controle Ambiental - PCA, Relatório Ambiental Preliminar - RAP, Relatório Ambiental Simplificado - RAS, etc.), principalmente com atividades de Energias Renováveis, Mineração, Usina de Asfalto e Concreto, Central de Resíduos Sólidos Industriais, Rodovias, Parcelamento de Solo (condomínio e loteamentos) e atividades Agrossilvipastoris. Licenciado em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em julho de 2007, e Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, em julho de 2007. Possui curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos, pela PMTech capacitação em projetos, em julho de 2014. É sócio cofundador e gerente da empresa Ecoa, formada em 2016. Atualmente a Ecoa faz parte do grupo BE – Bioinsight & Ecoa.

    Miguel Mascarenhas é biólogo, possui 20 anos de experiência profissional na realização e coordenação de estudos de monitorização ambiental, avaliação de impacte ambiental, pós-avaliação, ordenamento do território, gestão da biodiversidade e projetos de investigação aplicada à biodiversidade. Licenciado em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Outubro de 2001. Fez o Mestrado em Evaluación de Impacto Ambiental, lecionado pelo Instituto de Investigaciones Ecológicas de Málaga, com a classificação final de Notable (2003 a 2004). Possui Pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica – produção, gestão e análise de dados espaciais, lecionado pelo Instituto Superior de Agronomia (2006) e um curso de Formação de Executivos em Gestão de Projetos lecionado pelo Instituto Superior de Gestão. É sócio cofundador e gerente da empresa Bioinsight, anterior Bio3, formada em 2005. Atualmente a Bioinsight faz parte do grupo BE – Bioinsight & Ecoa.

    Gravação da conferência https://drive.google.com/file/d/1tlcSeVjP37n_VilNWYshWf55rtcQ6Sdb/view

    2022, 22 de novembro - "Impactos cumulativos: A abordagem da International Finance Corporation"
    por Cristina Catunda, IFC

    Cristina Catunda é especialista socioambiental da IFC desde 2013, Cristina avalia, monitora e procura contribuir para o desempenho socioambiental de projetos em que a IFC investe, tanto em empréstimos a empresas como a instituições financeiras. Cristina atua também em projetos de estruturação de PPPs e concessões públicas, além de participar de iniciativas diversas, tais como a elaboração de diretrizes socioambientais para grandes projetos de infraestrutura na Amazônia, em parceria com o GVCes (http://diretrizes-grandesobras.gvces.com.br/), e assistência técnica junto ao BNDES, visando ao alinhamento dos procedimentos internos de avaliação de risco socioambiental às referências internacionais. Com mais de 25 anos de experiência na área da Sustentabilidade, Cristina liderou estudos e processos de licenciamento ambiental de projetos do setor privado e auditorias socioambientais na América Latina e África, com foco em infraestrutura (geração, transmissão e distribuição de energia, portos e terminais, rodovias, saneamento), mineração e manufatura, além de projetos urbanos e agroindustriais. Foi gerente da área de estudos ambientais da ERM Brasil por 8 anos e atuou como coordenadora de estudos ambientais na CH2M Hill (atual Jacobs) no Brasil, além de prestar serviços de consultoria socioambiental de forma autônoma.Arquiteta & Urbanista (FAU-USP), Cristina tem mestrado em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) e doutorado (não concluído) em Relações Internacionais (IRI-USP).

    Gravação da conferência https://drive.google.com/file/d/1WBvCGIZGUxrTUhRc9a3QXPEweJszUyue/view