Kursthemen
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- Apresentação da disciplina.
- Informações sobre o trabalho de campo da disciplina.
- Fatores de risco no trabalho e consequências à saúde. Exemplos.
Apresentação do plano da disciplina e do trabalho de campoFormação dos grupos para atividades em aula e trabalho de campo.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ve23y0GC7Yp323fDREqD_XXFMwVL0SOcqiVVFuayNBo/edit?usp=sharing
VídeoLeitura e exercício "A maior ponte do mundo". Responder em grupo às questões abaixo mencionadas:
1. Identifique com base no conto quais são as consequências (efeitos) na saúde dos trabalhadores e nas políticas públicas decorrentes da atividade narrada.
2. Identifique com base no conto, quais são os fatores de risco associados às consequências (efeitos) mencionados no item 1.
3. Identifique com base no conto quais são os determinantes organizacionais (causas das causas) que estão nas origens dos aspectos negativos mencionados no conto.
4. Sem a narrativa do conto, o que seria visível e o que seria invisível a um observador externo ao adentrar no ambiente de trabalho?
Exercício sobre percepção
Discussão com a classe sobre este curto vídeo.
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Metodologia utilizada em Ergonomia – análise das atividades de trabalho
- Comentários sobre o observatório digital de SST (MPT)
Exercício: Assistir os vídeos:
Trecho VídeoLeitura obrigatória prévia à aula
Capítulo 17 do livro “Engenharia do Trabalho”: Análise do Trabalho em Ergonomia: modelos, métodos e ferramentas. Adelaide Nascimento (CNAM- Paris) e Raoni Rocha (UFOP):Livro completo: Sumário e Download do Livro – Engenharia do Trabalho Sumário e Download do Livro – Engenharia do Trabalho
Somente o capítulo 17: EngenhariaDoTrabalho_1Ed_v20211027-411-433.pdf
Vídeo e Leitura Complementar: Carne e Osso Documentário Completo HD
Leitura complementar
Nascimento, Adelaide e Messias, Iracimara Anchieta. Rodízio de postos em abate de bovinos: para além das dimensões físicas do trabalho. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2018, v. 34, n. 10 [Acessado 26 Maio 2022] , e00095817. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00095817>. Epub 22 Out 2018. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311X00095817
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Apresentação de estudo sobre preparação de alimentação escolar. com discussão dos conceitos e do método da ergonomia (demanda, reformulação, observações abertas, análise da atividade) -
Haverá presença online de professora convidada, Dra. Mara Takahashi. Aula presencial para os alunos.
Leitura obrigatória prévia à aula
Takahashi, Mara Alice Batista Conti; Pizzi, Célio Roberto; Diniz, Eugênio Paceli Hatem. Nutrição e dor: o trabalho das merendeiras nas escolas públicas de Piracicaba – para além do pão com leite
Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 35 (122): 362-373, 2010 https://doi.org/10.1590/S0303-76572010000200018
Leitura complementar
Agir articulado entre atenção, reabilitação e prevenção em saúde do trabalhador: a experiência do CEREST Piracicaba. Revista Estudos do Trabalho Ano V – Número 9 – 2011 Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho https://www.estudosdotrabalho.org/08revistaRET9.pdf -
1a. visita em campo em unidade de produção de refeições
Ver ao final indicações e critérios de observação na visita (*)
Observação da atividade conforme orientações mencionadas*
Não haverá aula presencial neste dia. Os grupos deverão ir à visita da unidade produtora de refeições. -
Primeira discussão em classe após a 1a visita à unidade produtora de refeições
Leitura obrigatória prévia à aulaIsosaki, Mitsue; Elisabeth Cardoso Elizabeth; Glina, Débora Miriam Raab; Pustiglione Marcelo; Rocha, Lys Esther. Intervenção nas situações de trabalho em um serviço de nutrição hospitalar e repercussões nos sintomas osteomusculares.Rev. Nutr., Campinas, 24(3):449-462, maio/jun.,2011. Acesso em:
https://www.scielo.br/j/rn/a/XxyC7XKpHdNFfbWYLJ4ndDM/?format=pdf&lang=pt
Leitura Complementar
Restaurante Universitário (RU-UFF) 2016
Leitura e Vídeo Complementar
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2ª Visita à unidade de produção de refeições
Observação das atividades de trabalho na unidade produtora de refeições. Cada grupo deverá ir visitar novamente ou se reunir para observar/analisar, a unidade produtora de refeições.
Não haverá aula presencial neste dia.
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Saúde Mental e trabalho – cargas cognitivas.
Leitura obrigatória prévia à aula
Aprisionado pelos ponteiros de um relogio.pdf
Lima, Maria Elizabeth Antunes, Assunção, Ada Ávila,
Francisco, João Manuel Saveia Daniel. In: Codo, W & Jacques, M.G. ( organizadores). Saúde Mental e Trabalho - leituras". Codo, W & Jacques, M. G . Ed. Vozes, 2002.
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Apresentação dos trabalhos finais de cada um dos grupos
Apresentação e discussão dos trabalhos e entrega do relatório final.
Observação: os trabalhos de campo devem ser apresentados em 20 min cada grupo com 10 min para discussão. Os slides devem ser entregues impressos em uma cópia antes de cada apresentação. O relatório final deve conter no máximo 5 a 7 páginas e deve ser entregue ao professor no dia da apresentação do trabalho.
Orientações para o trabalho
1.Descreva um plano de intervenção para prevenção dos riscos e perigos identificados na situação onde foram observados agravos à saúde.
2.Aspectos a serem abordados na apresentação e trabalho final:
3.Detalhamento da atividade do trabalhador:
3.1.O que faz, com que instrumentos trabalha? Como faz? com quem faz, quando faz? quanto produz? em que tempo? A que custo (humano). Dificuldades/constrangimentos enfrentados.
3.2.O processo de trabalho pode representar riscos aos trabalhadores como ocorrência de acidentes, incidentes e doenças relacionadas ao trabalho? pesquisar outros acidentes do setor.
3.3.Há medidas de proteção individual e ou coletivas? se sim, descreva.
3.3.1.Dê exemplos de possíveis modificações (no processo de trabalho e nos possíveis riscos à saúde dos trabalhadores, na duração da jornada, horas extras, ritmo de trabalho, posturas, equipamentos, etc).
3.3.2. Faça recomendações para melhorar a segurança o trabalho e a prevenção de doenças e outros constrangimentos na atividade de trabalho observada.
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