Programação

    • Aula 

                                   Conteúdo

      Ministrantes

      Data 

       

       

       

      01 

      Introdução: a Ciência e as Ciências da Linguagem. (objeto, teoria e método) História das Ideias Linguísticas: teoria e metodologia 

      Os modos de historicização 

      O horizonte de retrospecção e de projeção 

      Os instrumentos linguísticos. 

      O conceito de "gramática latina estendida” 

        Profa. Marli Quadros Leite (USP) e 

       

      Prof. Jorge Viana de Moraes (USP) 

       

       

       

      19/08 

       

       

      02 

      Continuidade e descontinuidade dos conhecimentos. Instrumentos linguísticos: dicionários 

        

       Instrumentos linguísticos: Gramáticas brasileiras (pré e pós NGB) 

      Profa. Maria Mercedes Hackerott (IP-PUC) 

       

       

       

      Profa. Thaís Araujo (UERJ) 

        

       
       

      26/08 

       

      03 

       A história das ideias e a Análise do discurso 

      Prof. José Edicarlos Aquino (UFT) e

      Profa. Vanise Gomes de Medeiros (UFF) 

       

      02/09 

       

      04 

       

      A historiografia (da) linguística, segundo  P. Swiggers 

        

      A historiografia linguística e os princípios teórico-metodológicos propostos por K. Koerner.

       

      Prof. Ronaldo O. Batista (UPM)

       

       

      Profa. Neusa M. O. B. Bastos (IP-PUC/SP e UPM) 

       

       

       16/09

       

       05 

       

       A Linguística e a Filologia em Said Ali

       

      Prof. Ricardo Cavaliere (UFF) 

       

      23/09 

       

      06

      As primeiras reflexões sobre a linguagem: os filósofos gregos 

      A sistematização gramatical: os filólogos alexandrinos 

       

      Profa. Carlota Rosa (UFRJ) 

        

       

      30/09

       

      07 

       

        O surgimento da gramática em Roma   

        

        

       

      Prof. Marcos Martinho (USP)

       

      07/10

      08 

      História das Ideias e outras teorias: convergências e divergências 

        

      Profa. Marli Quadros Leite (USP) e 

      Prof. Jorge Viana de Moraes (USP) 

      14/10 


  • Aula/Seminário 1 [Profa. Marli e Prof. Jorge]

    • Nosso encontro será dividido em dois momentos: 

      Nesta primeira aula (ou 1º seminário), em um primeiro momento, iremos expor algumas questões gerais da disciplina, orientar certas leituras obrigatórias. No segundo, passaremos a expor aos estudantes os temas propostos para este encontro, conforme divulgado com antecedência em cronograma, a saber:

      1. Introdução: a Ciência e as Ciências da Linguagem. (objeto, teoria e método);

      2. História das Ideias Linguísticas: teoria e metodologia;

      3. Os modos de historicização;

      4. O horizonte de retrospecção e de projeção; 

      5. Os instrumentos linguísticos;

      6. O conceito de "gramática latina estendida”.

      Obs.: Os textos recomendados como leitura obrigatória deverão ser resenhados a cada semana, a partir da segunda semana.  Essa resenha deve ser entregue sempre no início da aula (os estudantes devem manter consigo uma cópia da resenha, para registro de alterações, quando for o caso). 


    • Segue link para acesso aos livros que fundamentam nosso Seminário.

    • Atividades da disciplina FLC6410 - Questões de História e Historiografia nas Ciências da Linguagem (2022).

      Profa. Marli Quadros Leite

      Prof. Jorge Viana de Moraes


      1. Desenvolva uma resenha de, no máximo, uma lauda e meia sobre o texto "O que é a ciência?", de Sylvain Auroux (1995). Você poderá encontrá-lo na biblioteca do curso.
      1. Faça a leitura integral dos textos “Os modos de historicização”, de Auroux (2021) e “História da Linguística”, de Koerner (2014), buscando responder às questões (a e b), após as afirmações dos autores e orientação.

      Leia as seguintes afirmações dos autores:

      I. “O desenvolvimento da história da linguística como uma atividade científica séria tem uma longa história que pode ser rastreada até aos livros didáticos de meados do século XIX e meados do século XX. É, no entanto, somente desde a década de 1970 que a história da linguística / das ciências da linguagem se tornou uma subdisciplina da linguística, em geral, e um assunto ao qual um aluno iniciante da disciplina seria introduzido como parte integrante da sua educação” (Koerner, 2014, p. 09).

      II. “Uma disciplina alcança a sua maioridade quando contempla seriamente o seu próprio passado. A história da linguística – agora também frequentemente chamada de ‘História das Ciências da Linguagem’ – constitui-se como uma tentativa para evitar uma visão redutora da ‘ciência linguística’” (Koerner, 2014, p. 10).

       III. “Foi muito mais demorado reconhecer o impacto que podia ter esse reconhecimento sobre a representação teórica de nosso trabalho de historiador e suas consequências sobre nossa concepção de ciência. Foi preciso levarmos em conta as modalidades intrínsecas de afetação temporal dos objetos (sua “historicização”, isto é, seu modo de ser na “história real”). Isso pode parecer uma questão abstrata e filosófica. De fato, é para o historiador uma questão empírica e crucial que gera novos objetos (Auroux, 2021, p. 07).

      IV. “Inversamente, o nascimento da história das ciências não é simplesmente o nascimento de uma nova disciplina; é, como já dissemos, o advento da historicidade no conceito que temos da ciência. Esse advento possui consequências filosóficas consideráveis sobre o que temos muita dificuldade de pensar. Oscilamos, de fato, entre duas categorizações extremas: de um lado, o “progresso”; de outro, o “relativismo” e/ou o “historicismo”. Apesar das críticas da noção de “progresso” (naturalmente, ele não é linear, podemos igualmente trazer à luz as descontinuidades e nem sempre ele é identificável etc.), seu papel categorial não é simétrico em relação àquele do relativismo. Essa noção representou um papel considerável na historicização do conceito de ciência. O relativismo quanto a ele mesmo gera paradoxos tais que muitos filósofos preferem rejeitá-lo para proteger o conceito tradicional de “ciência”, como conjunto de proposições verdadeiras” (Auroux, 2021, p. 07)

      Orientação:

      Relacione o que você ouviu na aula passada sobre a configuração da história das ciências,  - especificamente, sobre a história das ciências da linguagem - , bem como sobre os métodos e protocolos de abordagem que há em cada uma delas, com o que afirmam Auroux (2021), especialmente às páginas 6 e 7 do artigo e dos trechos que você releu acima, e Koerner (2014), especialmente às páginas de 12 a 15, além dos trechos reproduzidos acima, para responder às seguintes questões:

      Questões:

       a. Como é possível entender as práticas da história das ciências da linguagem no campo dos estudos da história das ideias linguísticas e da historiografia linguística?

       b.  Quais protocolos de abordagem são importantes adotar para se evitar uma história da linguística/ das ciências da linguagem excessivamente marcadas, por assim dizer, como as que fizeram os Neogramáticos e os Estruturalistas, conforme demonstrou Koerner?

      Referências:

      AUROUX, S. “Os modos de historicização”. Tradução de Jacqueline Léon e Marli Quadros Leite. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2021. DOI 10.5935/1980-6914/eLETLL216745 e

       KOERNER, E.F.K. “A história da linguística”. Tradução de Susana Fontes (Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real). Confluência -  Revista do Instituto de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, nº 46 – 1.º semestre de 2014. Disponível em: https://www.revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/4 


    • Desenvolva uma resenha de uma lauda e meia sobre o texto "O que é a ciência?" de, Sylvain Auroux (1995). Você poderá encontrar o texto na biblioteca do curso.

      Entrega até o dia 28/08

    • Postem aqui suas respostas.

      Entrega até o dia: 02/09 [Sexta-feira]

  • Aula/ Seminário 2 [Profa. Mercedes Hackerott e Profa. Thaís Araujo]

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10