Tópico | Nome | Descrição |
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Planilha do ensaio para determinação do CG do F-SAE E17 | ||
Mapa Isoconsumo New Beetle 1997 | ||
07/03 - Apresentação do Curso e Material | Curso de Matlab | |
Curso de Simulink da UFES | ||
eBook - Mechanics of Vehicles - Taborek, J. J. | ||
04/04 - Forças de Resistência | Listas de Exercícios | |
11/04 - Forças de Tração | Funcionamento do motor Diesel |
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Carros elétricos vs. carros a gasolina |
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TRACAO | TRACAO_MATERIAL_ALUNOS |
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Funcionamento da embreagem | Animações didáticas mostrando o funcionamento de sistemas automotivos (EM INGLÊS) |
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O por quê de não ficar apoiando o pé na embreagem |
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Funcionamento do conversor de Torque | ||
Como funciona a dupla embreagem |
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Como funciona a transmissão manual |
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Funcionamento do mecanismo de engrenagens planetárias |
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Como funciona a transmissão automática |
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Transmissão manual x transmissão automática | ||
Como funciona a CVT |
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Como funciona o diferencial |
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Como funciona o diferencial LSD (Limited Slip Differential) |
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Trabalho do diferencial LSD (Limited Slip Differential) |
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Como funciona o diferencial TorSen (sensível ao torque) |
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Demonstração do funcionamento do sistema de tração | |
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2a. Lista de Exercícios - Inercia Translacional e Rotacional | ||
18/04 - Diagramas de desempenho. Limites de desempenho pneus x pavimento. Limites de desempenho do veículo. | Roteiro para elaboração do 2o. relatório | |
Simulador de tempo de volta - F-SAE FEI RS8 | Cada vez mais as equipes de competição têm recorrido a ferramentas computacionais para desenvolver seus veículos, visando redução de custos com protótipos e testes físicos, bem como tempo de desenvolvimento. O simulador de tempo de volta é uma das ferramentas utilizadas, indispensável em categorias de topo, como a Fórmula 1, Indy e Le Mans. Ele permite estimar o tempo de volta de um veículo em uma pista. O presente trabalho lançou mão de um simulador de tempo de volta do tipo quasi-steady state destinado à categoria Fórmula SAE para simular o protótipo RS8 do Centro Universitário FEI e validou o resultado com base em tempos de volta em competição. Uma vez validado o modelo, simulou-se o novo protótipo RS9 para prever seu desempenho. O objetivo é modelar os veículos RS8 e RS9, e as pistas da competição, de forma a comparar os desempenhos. Em trabalhos futuros, poderão ser simuladas diferentes configurações do veículo para analisar quais delas efetivamente reduzem o tempo de volta, direcionando e otimizando os testes físicos. Foram criados dois modelos de veículo, com base em dados teóricos e empíricos fornecidos pela equipe Fórmula FEI. Por exemplo, a curva característica do motor foi levantada em dinamômetro, enquanto que os coeficientes aerodinâmicos foram determinados em simulação computacional de fluidodinâmica (CFD). Também foram gerados modelos de pistas de aceleração, skid-pad e autocross da etapa de Michigan de 2014 do circuito da Fórmula SAE. O programa adotado, OptimumLap, é de código fechado. Não tendo acesso às equações do movimento, um código de MATLAB foi criado para validar o cálculo da aceleração partindo do repouso, permitindo determinar as equações empregadas pelo simulador de tempo de volta. Determinadas as equações dinâmicas empregadas no programa OptimumLap, os resultados teóricos foram confrontados com os tempos das voltas da prova de Michigan 2014, para validação do modelo. Após a validação do modelo do veículo RS8, foram feitas as simulações das provas de Michigan 2014 com o novo protótipo RS9, finalizando o presente trabalho comparando os resultados e frisando as diferenças entre os dois veículos. Palavras-chave: simulação de tempo de volta. Modelo quasi-steady state. Fórmula SAE. |
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Artigo SAE Paper 962529 - A Tool for Lap Time Simulation | Microsoft Word - USA96_2.doc The top Formula 1 and Indycar teams make large use of
computer simulation to improve the performance of their
cars and make the set-up process quicker on the circuit. It should be stated that racecar dynamics is strongly non- linear due to the fact that tyres are always very near the limit of adhesion. Moreover this makes the effect of lateral load transfer fundamental for the general balance of the car. Therefore Pacejka's Magic Formula has been used for lateral force/slip while longitudinal force computation is based on the assumption of a maximum longitudinal coefficient of friction μ. This is not only for simplicity but it is also due to lack of available data. The combined case is then based on the so-called "traction circle". Lateral and longitudinal load transfer and downforce as well as their effects on tyre load are taken into account. The vehicle model is capable of following a trajectory acquired with the on-board instrumentation. Also, the use of genetic algorithms enables the program to find the optimum cornering line for any given track. Some results are shown and compared with real world data. |
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Software OptimumLap 1.5.1 | 1 - Cadastre seu e-mail no site da OptimumG: http://share.optimumg.com/ 2 - Rode o instalador 3 - Entre com o número de licença que você recebeu no seu e-mail |
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Script para rodar no Matlab | ||
Arquivo simulink | ||
02/05 - FRENAGEM | FRENAGEM MATERIAL ALUNOS | COPIA DOS SLIDES SOBRE FREIOS |
Roteiro para o 3o. relatório | ||
Bloco para estimar o torque de fricção no motor | De acordo com o modelo de Blair (1999) - Design and Simulation 4 Stroke Engines, página 536. Considere o veículo se deslocando a 100 km/h (cte) antes de acionados os freios. |
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DIMENSIONAMENTO E OTIMIZAÇÃO DO PEDAL DE FREIO PARA UM F-SAE ELÉTRICO | ||
Dimensionamento e Projeto de Disco de Freio e Caliper para Veículo Formula SAE | ||
ANÁLISE DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO FORMULA SAE | ||
Como funciona o freio de um F-SAE | https://engineerforbeer.wordpress.com/2013/10/09/fsae-braking-system-preliminary-kinetics-and-dynamic-analysis-2/ |