Section | Nom | Description |
---|---|---|
Instruções gerais para a disciplina | ||
MATERIAIS COMPLEMENTARES | Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
|
Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
||
Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
||
As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
||
Avaliação individual 4 | Quem não pegou a folha de questão na aula. Pode pegar aqui. |
|
TRABALHO FINAL INDIVIDUAL | Siga rigorosamente estas instruções. |
|
Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho. |
||
Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada. |
||
Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química. |
||
Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. |
||
Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa. |
||
Cada tema pode ser trabalhado por até 3 alunos. Na lista anexa está a relação de alunos por temas. Quem não esteve na aula onde foram escolhidos os temas escolha um que tenha menos do que três inscritos. Procurem conversar entre si para dividir os artigos indicados como base para o trabalho. |
||
Aula 1 - 10/03 | PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO Texto extraído de:
CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002. |
|
Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. |
||
Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar. O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ... |
||
Slides da aula. Leiam os quadros finais comparando os principais aspectos do EPT e EPD como síntese do assunto. |
||
Aula 2 - 17/03 | Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências |
|
Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências. |
||
Responda as questões e leve suas respostas para a aula. |
||
Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo |
||
Aula 3 - 24/03 | Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95. |
|
Concepções dos estudantes sobre ligação química |
||
Concepções alternativas sobre equilíbrio químico. Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos |
||
Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
||
Aula 4 - 31/03 | Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências. Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos. |
|
É possível ser construtivista no ensino de ciências? Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências. |
||
Aula 5 - 07/04 | Situando o construtivismo no contexto da educação científica. |
|
Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. |
||
CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS? |
||
Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual |
||
O ensino da física elementar para alunos do Liceu |
||
Aula 6 - 28/04 | Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 |
|
A formação do cidadão e o ensino de CTS leve o texto para a aula |
||
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira |
||
Aula 7 - 05/05 | Cotidiano e contextualização no ensino de química |
|
A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo! |
||
Aula 8 - 12/05 | Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
|
Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade |
||
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR Um exemplo de abordagem discutido em aula. |
||
Aula 9 -19/05 | Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula. |
|
Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado. Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes. |
||
Aula 10 - 26/05 | A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117. |
|
Responda todas as questões do guia. |
||
Recuperação da Avaliação 1 | ||
Aula 11 - 02/06 | Leia as questões antes de ler o texto. |
|
Este será o texto base para esta e a próxima aula. Leia da página 138 a 157 |
||
Aula 11 - 09/11 | Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 188. Responda as questões deste guia de estudos. |
|