Programação

  • Instruções gerais para a disciplina

  • MATERIAIS COMPLEMENTARES

    Aqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.

    Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.

  • Avaliação individual 4

  • TRABALHO FINAL INDIVIDUAL

  • Aula 1 - 10/03

    Apresentação da disciplina

    Histórico das ideias sobre o ensino de ciências

    • Ensino por Transmissão
    • Ensino por Descoberta

    • PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO

      Texto extraído de:

      CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

    • Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.

    • Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.

      O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...

    • Slides da aula. Leiam os quadros finais comparando os principais aspectos do EPT e EPD como síntese do assunto.

  • Aula 2 - 17/03

    Ensino por Mudança Conceitual

    Concepções Alternativas 1

    Mudança conceitual x Perfil conceitual

  • Aula 3 - 24/03

    Concepções Alternativas 2:

    Principais origens das concepções alternativas

    Como se vales das concepções alternativas no ensino

    • Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

      Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

    • Concepções dos estudantes sobre ligação química

    • Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

      Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

    • Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

      Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

  • Aula 4 - 31/03

    Avaliação Individual 1:

    • Tema: Concepções Alternativas

    Aula:

    • Como identificar e trabalhar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos


  • Aula 5 - 07/04

    Construtivismo e Ensino de Ciências

    • Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos

  • Aula 6 - 28/04

    Ensino por pesquisa
    • Problematização por temas socio-científicos
    • Abordagem CTS
    • Intedisciplinaridade
    • Habilidades e competências

  • Aula 7 - 05/05

    Avaliação:

    • Tema: Construtivismo (a ser respondido na aula)
    • Entrega do quadro pedido na aula anterior (deve ser feito em casa e entregue na aula)

    Aula:

    • Pressupostos para um Ensino por Pesquisa (EPP)
    • Cotidiano e contextualização no ensino de química

    • Cotidiano e contextualização no ensino de química

    • A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais

      A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!

  • Aula 8 - 12/05

    • Interdisciplinaridade
    • CTS
    • Ensino orientado por temas.


    • Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

      Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.

      (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

    • Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade

    • ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR

      Um exemplo de abordagem discutido em aula.

  • Aula 9 -19/05

    • Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Ensino por Competências e Habilidades
    • Interdisciplinaridade


    • Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.

    • Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.

      Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

  • Aula 10 - 26/05

    1) Conteúdos escolares:

    • Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
    • Conteúdos procedimentais (técnicas e estratégias)
    • Conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios)

    2) Conteúdos conceituais


  • Recuperação da Avaliação 1

    Siga as instruções no arquivo abaixo.

    Entrega em 26/06

  • Aula 11 - 02/06

    O aprendizado da Química

    • Mudança conceitual na aprendizagem da Química
    • A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas


  • Aula 11 - 09/11

    O aprendizado da Química - 2

    • A conservação de propriedades não observáveis da matéria
    • As relações quantitativas na Química
    • Os procedimentos para fazer e aprender Química

  • Tópico 18

  • Tópico 19

  • Tópico 20