Topic Name Description
Instruções gerais para a disciplina File instruções
MATERIAIS COMPLEMENTARES File Sobre concepções de ciência

Ciência natural: os pressupostos filosóficos

Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.

File Sobre concepções de ciência

Em que consiste o conhecimento científico?

Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências.

File Psicologia do aprendizado

Contribuições da psicologia do Aprendizado

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.

File Sobre Piaget
File Sobre Ausubel
File Sobre Vigtoski
File Sobre concepções de ensino

As abordagens do processo ensino-aprendizagem

Avaliação individual 4 File Prova

Quem não pegou a folha de questão na aula. Pode pegar aqui.

TRABALHO FINAL INDIVIDUAL File Instruções para o trabalho

Siga rigorosamente estas instruções.

File Artigo base

Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.

File Modelo para o trabalho.

Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.

File Sugestão de referências

Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.

File Referência útil para a discussão do seu trabalho

Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. 

File Lista de periódicos que podem ser consultados

Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.

File Distribuição de temas entre os alunos

Cada tema pode ser trabalhado por até 3 alunos.

Na lista anexa está a relação de alunos por temas. Quem não esteve na aula onde foram escolhidos os temas escolha um que tenha menos do que três inscritos.

Procurem conversar entre si para dividir os artigos indicados como base para o trabalho.

Aula 1 - 10/03 File Leitura Complementar 1

PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO

Texto extraído de:

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

File Leitura complementar 2

Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.

File Leitura Complementar 3

Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.

O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...

File Aula 1

Slides da aula. Leiam os quadros finais comparando os principais aspectos do EPT e EPD como síntese do assunto.

Aula 2 - 17/03 File Leitura Obrigatória 1

Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências

File Leitura Obrigatória 2

Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências.

File Questões para estudo dos textos

Responda as questões e leve suas respostas para a aula.

File Aula 2
File Leitura Complementar 1

Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências:  revisitando os debates sobre Construtivismo

Aula 3 - 24/03 File Leitura Obrigatória 1

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

File Leitura Obrigatória 2

Concepções dos estudantes sobre ligação química

File Leitura Obrigatória 3

Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

File Leitura Complementar 1

Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

File aula
Aula 4 - 31/03 File Leitura obrigatória 1

Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.

Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos.

File Leitura complementar 1

É possível ser construtivista no ensino de ciências?

Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências.

File aula
Aula 5 - 07/04 File Leitura Obrigatória

Situando o construtivismo no contexto da educação científica.

File Leitura obrigatória 2

Construindo o conhecimento científico na sala de aula.

Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. 

File Leitura complementar 1

CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?

File Leitura Complementar 2

Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual

File Leitura complementar 3

O ensino da física elementar para alunos do Liceu

File aula
Aula 6 - 28/04 File Leitura obrigatória 1

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

File atividade prévia para o texto 1
File Leitura obrigatória 2

A formação do cidadão e o ensino de CTS

leve o texto para a aula

File Leitura complementar 1

Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira

Aula 7 - 05/05 File Leitura obrigatória 1

Cotidiano e contextualização no ensino de química

File leitura obrigatória 2

A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais

A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!

File aula
Aula 8 - 12/05 File Leitura obrigatória 1

Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.

(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

File Leitura obrigatória 2

Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade

File Leitura complementar 1

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR

Um exemplo de abordagem discutido em aula.

File aula- parte1
File aula- parte 2
Aula 9 -19/05 File Atividade CTS

Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.

File Leitura prévia

Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.

Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

File aula
Aula 10 - 26/05 File Leitura obrigatória

A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual

Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117. 

File Atividade prévia - Guia de estudos

Responda todas as questões do guia.

File aula-parte 1
Recuperação da Avaliação 1 File instruções
Aula 11 - 02/06 File Guia de estudos - parte 1

Leia as questões antes de ler o texto. 

File O aprendizado da Química

Este será o texto base para esta e a próxima aula.

Leia da página 138 a 157

Aula 11 - 09/11 File Guia de estudos - parte 2

Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 188.

Responda as questões deste guia de estudos.


File aula PCN