Section Nom Description
Instruções gerais para a disciplina Fichier instruções
MATERIAIS COMPLEMENTARES Fichier Sobre concepções de ciência

Ciência natural: os pressupostos filosóficos

Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.

Fichier Sobre concepções de ciência

Em que consiste o conhecimento científico?

Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram  o ensino de ciências.

Fichier Psicologia do aprendizado

Contribuições da psicologia do Aprendizado

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.

Fichier Sobre Piaget
Fichier Sobre Ausubel
Fichier Sobre Vigtoski
Fichier Sobre concepções de ensino

As abordagens do processo ensino-aprendizagem

Avaliação individual 4 Fichier Prova

Quem não pegou a folha de questão na aula. Pode pegar aqui.

TRABALHO FINAL INDIVIDUAL Fichier Instruções para o trabalho

Siga rigorosamente estas instruções.

Fichier Artigo base

Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.

Fichier Modelo para o trabalho.

Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.

Fichier Sugestão de referências

Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.

Fichier Referência útil para a discussão do seu trabalho

Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. 

Fichier Lista de periódicos que podem ser consultados

Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.

Fichier Distribuição de temas entre os alunos

Cada tema pode ser trabalhado por até 3 alunos.

Na lista anexa está a relação de alunos por temas. Quem não esteve na aula onde foram escolhidos os temas escolha um que tenha menos do que três inscritos.

Procurem conversar entre si para dividir os artigos indicados como base para o trabalho.

Aula 1 - 10/03 Fichier Leitura Complementar 1

PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO

Texto extraído de:

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.

Fichier Leitura complementar 2

Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química.

Fichier Leitura Complementar 3

Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar.

O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ...

Fichier Aula 1

Slides da aula. Leiam os quadros finais comparando os principais aspectos do EPT e EPD como síntese do assunto.

Aula 2 - 17/03 Fichier Leitura Obrigatória 1

Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências

Fichier Leitura Obrigatória 2

Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências.

Fichier Questões para estudo dos textos

Responda as questões e leve suas respostas para a aula.

Fichier Aula 2
Fichier Leitura Complementar 1

Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências:  revisitando os debates sobre Construtivismo

Aula 3 - 24/03 Fichier Leitura Obrigatória 1

Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

Fichier Leitura Obrigatória 2

Concepções dos estudantes sobre ligação química

Fichier Leitura Obrigatória 3

Concepções alternativas sobre equilíbrio químico.

Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos

Fichier Leitura Complementar 1

Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química:

Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

Fichier aula
Aula 4 - 31/03 Fichier Leitura obrigatória 1

Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.

Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos.

Fichier Leitura complementar 1

É possível ser construtivista no ensino de ciências?

Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências.

Fichier aula
Aula 5 - 07/04 Fichier Leitura Obrigatória

Situando o construtivismo no contexto da educação científica.

Fichier Leitura obrigatória 2

Construindo o conhecimento científico na sala de aula.

Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. 

Fichier Leitura complementar 1

CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?

Fichier Leitura Complementar 2

Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual

Fichier Leitura complementar 3

O ensino da física elementar para alunos do Liceu

Fichier aula
Aula 6 - 28/04 Fichier Leitura obrigatória 1

Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

Fichier atividade prévia para o texto 1
Fichier Leitura obrigatória 2

A formação do cidadão e o ensino de CTS

leve o texto para a aula

Fichier Leitura complementar 1

Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira

Aula 7 - 05/05 Fichier Leitura obrigatória 1

Cotidiano e contextualização no ensino de química

Fichier leitura obrigatória 2

A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais

A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo!

Fichier aula
Aula 8 - 12/05 Fichier Leitura obrigatória 1

Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.

Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.

(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)

Fichier Leitura obrigatória 2

Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade

Fichier Leitura complementar 1

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR

Um exemplo de abordagem discutido em aula.

Fichier aula- parte1
Fichier aula- parte 2
Aula 9 -19/05 Fichier Atividade CTS

Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula.

Fichier Leitura prévia

Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado.

Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes.

Fichier aula
Aula 10 - 26/05 Fichier Leitura obrigatória

A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual

Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117. 

Fichier Atividade prévia - Guia de estudos

Responda todas as questões do guia.

Fichier aula-parte 1
Recuperação da Avaliação 1 Fichier instruções
Aula 11 - 02/06 Fichier Guia de estudos - parte 1

Leia as questões antes de ler o texto. 

Fichier O aprendizado da Química

Este será o texto base para esta e a próxima aula.

Leia da página 138 a 157

Aula 11 - 09/11 Fichier Guia de estudos - parte 2

Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 188.

Responda as questões deste guia de estudos.


Fichier aula PCN