Tema | Nombre | Descripción |
---|---|---|
Instruções gerais para a disciplina | instruções | |
MATERIAIS COMPLEMENTARES | Sobre concepções de ciência | Ciência natural: os pressupostos filosóficos Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun. |
Sobre concepções de ciência | Em que consiste o conhecimento científico? Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Psicologia do aprendizado | Contribuições da psicologia do Aprendizado Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências. |
|
Sobre Piaget | ||
Sobre Ausubel | ||
Sobre Vigtoski | ||
Sobre concepções de ensino | As abordagens do processo ensino-aprendizagem |
|
Avaliação individual 4 | Prova | Quem não pegou a folha de questão na aula. Pode pegar aqui. |
TRABALHO FINAL INDIVIDUAL | Instruções para o trabalho | Siga rigorosamente estas instruções. |
Artigo base | Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho. |
|
Modelo para o trabalho. | Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada. |
|
Sugestão de referências | Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química. |
|
Referência útil para a discussão do seu trabalho | Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou. |
|
Lista de periódicos que podem ser consultados | Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa. |
|
Distribuição de temas entre os alunos | Cada tema pode ser trabalhado por até 3 alunos. Na lista anexa está a relação de alunos por temas. Quem não esteve na aula onde foram escolhidos os temas escolha um que tenha menos do que três inscritos. Procurem conversar entre si para dividir os artigos indicados como base para o trabalho. |
|
Aula 1 - 10/03 | Leitura Complementar 1 | PERSPECTIVAS DE ENSINO: CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO Texto extraído de:
CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002. |
Leitura complementar 2 | Schnetzler e Aragão, Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. |
|
Leitura Complementar 3 | Dois capítulos do livro: Atividades experimentais no ensino de Física de Alberto Gaspar. O texto apresenta aspectos importantes do Ensino por Descoberta. Para ler quando tiver interesse, tempo, ... |
|
Aula 1 | Slides da aula. Leiam os quadros finais comparando os principais aspectos do EPT e EPD como síntese do assunto. |
|
Aula 2 - 17/03 | Leitura Obrigatória 1 | Fernando Bastos, Construtivismo e ensino de ciências |
Leitura Obrigatória 2 | Renato Eugênio da Silva Diniz, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências. |
|
Questões para estudo dos textos | Responda as questões e leve suas respostas para a aula. |
|
Aula 2 | ||
Leitura Complementar 1 | Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca de um processo de ensino e aprendizagem em Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo |
|
Aula 3 - 24/03 | Leitura Obrigatória 1 | Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95. |
Leitura Obrigatória 2 | Concepções dos estudantes sobre ligação química |
|
Leitura Obrigatória 3 | Concepções alternativas sobre equilíbrio químico. Caso não consiga ler antes, este texto pode ser lido depois da aula. Dê preferência para a leitura dos outros dois textos |
|
Leitura Complementar 1 | Concepções espontâneas dos alunos sobre conceitos básicos da Química: Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula. |
|
aula | ||
Aula 4 - 31/03 | Leitura obrigatória 1 | Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências. Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos. |
Leitura complementar 1 | É possível ser construtivista no ensino de ciências? Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências. |
|
aula | ||
Aula 5 - 07/04 | Leitura Obrigatória | Situando o construtivismo no contexto da educação científica. |
Leitura obrigatória 2 | Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Leia o texto, liste os pontos principais e elabore ao menos duas questões para discussão em aula. |
|
Leitura complementar 1 | CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS? |
|
Leitura Complementar 2 | Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual |
|
Leitura complementar 3 | O ensino da física elementar para alunos do Liceu |
|
aula | ||
Aula 6 - 28/04 | Leitura obrigatória 1 | Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002 |
atividade prévia para o texto 1 | ||
Leitura obrigatória 2 | A formação do cidadão e o ensino de CTS leve o texto para a aula |
|
Leitura complementar 1 | Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira |
|
Aula 7 - 05/05 | Leitura obrigatória 1 | Cotidiano e contextualização no ensino de química |
leitura obrigatória 2 | A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais A parte inicial deste texto já pode ter sido lida na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Nosso enfoque aqui está na parte a que se refere a proposta curricular. No entanto, vale a pena reler o texto todo! |
|
aula | ||
Aula 8 - 12/05 | Leitura obrigatória 1 | Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002. Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223. (A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.) |
Leitura obrigatória 2 | Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade |
|
Leitura complementar 1 | ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTA À SUPERAÇÃO DO ENSINO DISCIPLINAR Um exemplo de abordagem discutido em aula. |
|
aula- parte1 | ||
aula- parte 2 | ||
Aula 9 -19/05 | Atividade CTS | Procure completar esta atividade antes da aula. Ela será retomada durante a aula. |
Leitura prévia | Interdisciplinaridade e contextuação - Nilson José Machado. Leia o texto dando especial atenção ao conteúdo das páginas 41-42, 45 (síntese provisória...), 46-49 (conhecimento: linearidade x conhecimento: a imagem da rede). Procure encontrar no texto os significados dos conceitos: interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Se puder, consulte outras fontes. |
|
aula | ||
Aula 10 - 26/05 | Leitura obrigatória | A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117. |
Atividade prévia - Guia de estudos | Responda todas as questões do guia. |
|
aula-parte 1 | ||
Recuperação da Avaliação 1 | instruções | |
Aula 11 - 02/06 | Guia de estudos - parte 1 | Leia as questões antes de ler o texto. |
O aprendizado da Química | Este será o texto base para esta e a próxima aula. Leia da página 138 a 157 |
|
Aula 11 - 09/11 | Guia de estudos - parte 2 | Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 188. Responda as questões deste guia de estudos. |
aula PCN |