|
Plano de aula da Disciplina |
|
|
CRONOGRAMA PARA CONTINUIDADE DA DISCIPLINA - 2023.2 |
|
|
Link para o Quadro de Notas |
Clique para acessar suas notas. |
|
Tutorial como enviar seu vídeo |
|
|
Aula 1 |
Videoaula - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS (A01) |
Videoaula da semana 01 - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS. Prof. Felipe Barbosa.
|
|
Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37 |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 1 |
|
|
Websérie - Episódio 1 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento e vocabulário (A01) |
|
|
Aula 1: versão em Libras, com legendas em português |
|
|
Aula 2 |
Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez |
Videoaula da semana 02 - Deficiência, tipos e graus de surdez. Prof. Felipe Barbosa
|
|
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000 |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 2 |
|
|
Websérie - Episódio 2 - alternativa |
|
|
Dicas de Treinamento (A02) |
|
|
Modelos de Abordagem das Deficiências |
Este é um material complementar que estou enviando. Vou usar alguns dos casos descritos aqui para nossa discussão no Fórum. |
|
Aula 3 |
Videoaula 03 - Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição (A03) |
|
|
Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424 |
|
|
Estudos Surdos IV |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 3 |
|
|
Websérie - Episódio 3 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A03) |
|
|
Aula 4 |
Videoaula 4 - Aquisição de sinais por crianças surdas |
|
|
Texto 4 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168 |
|
|
Texto de Leitura Obrigatória A(04) |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 4 |
|
|
Websérie - Episódio 4 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A04) |
|
|
Aula 5 |
Videoaula 5 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais |
|
|
PDF do Texto teórico - Texto 5 - WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul.Tradução: Tarcício de Arantes Leite. 2005. pp. 44-72 |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 05 |
|
|
Websérie - Episódio 5 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A05) |
|
|
Videoaula Aula 05 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais, em Libras (Legendado) |
Videoaula da atividade complementar - semana 05. |
|
Videoaula Aula 06 - Cultura Surda, em Libras (Legendado) |
Videoaula da atividade complementar - semana 06. |
|
Aula 6 |
Videoaula 6 - Cultura Surda |
|
|
Texto 6 - DALCIN, Gladis. Um estranho no ninho: um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. - Ler até a página 47 |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 06 |
|
|
Websérie - Episódio 6 - alternativa |
|
|
Dicas de Treinamento (A06) |
|
|
Aula 6: versão em Libras, com legendas em português |
|
|
Aula 7 |
Videoaula 7 - Perda Auditiva |
|
|
Texto 7 - SILVA, Luciana Santos Gerosino da; GONCALVES, Claudia Giglio de Oliveira. Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores. Audiol., Commun. Res., São Paulo , v. 18, n. 4, p. 293-302, Dec. 2013 |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 07 |
|
|
Websérie - Episódio 7 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A07) |
|
|
Aula 7: versão em Libras, com legendas em português |
|
|
Videoaula Aula 07 - Perda Auditiva, em Libras |
Videoaula da atividade complementar - semana 07. |
|
Aula 8 |
Videoaula 8 - Leitura, Escrita e Surdez |
|
|
Texto 8 - BARBOSA, FV et al. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Albres, NA; Neves, SLG (orgs.). Libras em Estudo: Política Educacional. Feneis. São Paulo. 2013. p. 119-138. |
|
|
Pdf. completo do texto |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 08 |
|
|
Websérie - Episódio 8 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A08) |
|
|
Aula 8: versão em Libras no Youtube |
|
|
Videoaula Aula 08 - Leitura, Escrita e Surdez, em Libras |
Videoaula da atividade complementar - semana 08. |
|
Aula 9 |
Videoaula 9: Educação e Surdez |
|
|
Texto 9 - THOMA, Adriana da Silva. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.755-775. |
|
|
Texto completo |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 09 |
|
|
Websérie - Episódio 9 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A09) |
|
|
Aula 9: versão em Libras, com legendas em português |
|
|
Videoaula Aula 09 - Educação e Surdez, em Libras |
Videoaula da atividade complementar (A09)
|
|
Aula 10 |
Videoaula 10 - Língua de Sinais Atípica |
|
|
Texto 10 - BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-754. |
|
|
Websérie em Libras - Episódio 10 |
Veja o vídeo completo por este link: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=6355 Ou assista no Youtube
|
|
Websérie - Episódio 10 - alternativa |
|
|
Dicas de treinamento (A10) |
|
|
Aula 10: versão em Libras, com legendas em português |
|
|
Glossário |
Alfabeto e Números |
|
|
Lista de sinais do Glossário listados de A - Z. |
433 sinais contidos no glossário listados de A - Z. |
|
Alimentação |
|
|
Casa e Cotidiano |
|
|
Classificações sociais |
|
|
Classificações familiares |
|
|
Cores |
|
|
Definições de tempo |
|
|
Diálogos cotidianos |
|
|
Dias da semana |
|
|
Emoções e Comportamento |
|
|
Esportes |
|
|
Intensidade/Quantidade |
|
|
Locais |
|
|
Meses do Ano |
|
|
Profissões |
|
|
Tecnologia |
|
|
Universo escolar |
|
|
Verbos 1 (ações) |
|
|
Verbos 2 |
|
|
Recursos |
Vídeo Tutorial de como enviar o vídeo da atividade de produção |
|
|
Manual de como enviar seu vídeo |
Passo a passo para o envio do seus vídeos usando o Youtube e o próprio Moodle. A segunda parte (envio direto a partir do Moodle) está desatualizada. |
|
Como enviar seu vídeo? |
|
|
Perguntas Frequentes |
Não recebo as notificações do E-disciplinas por e-mail, como proceder? |
|
|
Não tenho acesso ao e-mail USP, como proceder? |
|
|
Não estou matriculado(a), o que faço? |
|
|
Sou aluno (a) de reingresso/é minha última matéria da licenciatura e meu requerimento não foi aceito, como proceder? |
|
|
Posso enviar mensagens através do ícone de Mensagem do E-disciplinas? |
|
|
O que é o Converse com a Equipe? |
|
|
O que são os Avisos? |
|
|
O que são as Mensagens do Tutor? |
|
|
Como descubro quem é meu tutor(a)? |
|
|
Como minha nota é calculada? |
|
|
Como minha frequência é calculada? |
|
|
Como vejo minha nota/frequência na disciplina? |
|
|
Posso enviar as atividades no dia que eu quiser? |
|
|
O que fazer quando as datas do Plano de Aula e da Atividade divergem? |
|
|
Quais são os formatos de vídeo suportados na atividade de Produção? |
|
|
Posso fazer upload do meu vídeo direto do computador? |
|
|
Posso enviar o vídeo diretamente do meu Drive? |
|
|
Tenho dificuldade em realizar a sinalização no vídeo, como proceder? |
|
|
Perdi uma atividade, como proceder? |
|
|
Por que não consigo visualizar a nota de uma atividade Teórica ou de Compreensão no Quadro de Notas? |
|
|
Quais são as atividades semanais? |
|
|
Como funciona a avaliação das atividades de Produção? |
|
|
Como pesquisar por uma palavra específica no Glossário? |
|
|
Onde posso encontrar vocabulário em Libras além do Glossário? |
|
|
Posso usar o Hand Talk ou outros aplicativos de tradução em Libras? |
|
|
Não consigo assistir os vídeos de Compreensão, como proceder? |
|
|
Onde vejo meu feedback da Atividade de Produção? |
|
|
Não tenho 70% de frequência. Como proceder? |
|
|
Como funciona a prova presencial? |
|
|
Estou com uma dúvida referente ao conteúdo, como proceder? |
|
|
O Plantão de Dúvidas Presencial é obrigatório? |
|
|
Como agendar atendimento presencial? |
|
|
Como funciona a recuperação? |
|