O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos um método aplicado de aceleração de negócios inovadores, que emula um programa de aceleração de startups. Esse método é aplicado no contexto do empreendedorismo inovador, tanto em negócios impulsionados pela ciência (science-based entrepreneurship) quanto em oportunidades advindas do mercado (opportunity-driven entrepreneurship ou market-driven entrepreneurship). A aplicação do método pode ocorrer em empresas estabelecidas (segundo uma lógica de startup interna ou uma iniciativa de corporate venture) e no desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras (startups) e/ou de base tecnológica. A base conceitual da disciplina é a inovação de modelo de negócio, que é estudada por meio de um método estruturado, denominado Jornada da Inovação de Modelo de Negócio. Este método é utilizado para o desenho de modelos de negócios inovadores. Nesse sentido, a disciplina se propõe a oferecer referencial conceitual e ferramental para o projeto do modelo de negócio de uma empresa nascente inovadora (startup) ou uma iniciativa de inovação de modelo de negócio de empresas estabelecidas. A aceleração de negócios inovadores é desenvolvida em duas etapas, que correspondem a duas disciplinas. O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo I apresenta como escopo: 1) a análise e definição do time de inovadores (founder-market fit); 2) a identificação e validação da oportunidade; 3) o desenho e validação da solução no estágio conceitual (problem-solution fit). O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo II apresenta como escopo: 1) o desenvolvimento inicial da solução (prototipação) e sua validação (product-market fit); 2) o desenho e validação do modelo de negócio (business model fit); 3) o desenvolvimento do plano de crescimento exponencial (que inclui: desenvolvimento do produto/MVP; máquina de vendas; equipe; e sistemas de gestão).