O objetivo deste curso é discutir (e também colocar em prática)  as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras necessárias para o desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.

Neste semestre, teremos o apoio do NEU [NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO DA USP], que irá nos apoiar durante todo o desenrolar do curso.

No dia 15 de março de 2022 ocorrerá a Aula 00, somente à distância, com 30 minutos de duração, gravada antecipadamente e disponibilizada a partir das 14h no site da disciplina, logo no primeiro bloco. Será mais uma conversa de negociação de um acordo entre alunos e professores sobre o que faremos neste semestre e como faremos o curso acontecer com sucesso para todos os alunos. Será também uma oportunidade para saberem como será o curso, o seu grau de exigência (há reprovados!) e a importância que um certificado de conclusão com sucesso deste curso tem no mercado.

A Aula 00 será somente à distância, pois os alunos estarão participando de outras atividades presenciais no campus da USP (todas atividades não-obrigatórias, mas que, se vocês não participarem, irão se arrepender daqui a alguns anos ou décadas). A partir das 15h, a sala S-01 estará aberta para visitação pelos alunos e local para jogar conversar fora com a monitora Victoria ou entre si, até as 16h (ou na porta da sala S-01, se as faxineiras estiverem de má vontade). Mas todos os alunos poderão se conhecer pessoalmente durante a aula 00, depois do fim do vídeo, e continuarem conversando e se conhecendo até as 16h40, quando a sala precisará ser fechada.

A Aula 01 será nossa primeira aula "normal", na terça dia 22, a partir das 15h, hibridamente. Tenho uma boa e uma má notícia.

A boa notícia é que as aulas não serão expositivas! Desde 2020 estou cada vez mais utilizando métodos de aprendizagem ativa. Está dando muito certo!

A Aula 01 terá o formato das aulas de exercícios (praticamente metade delas).

A má notícia é que você precisará estudar em casa antes o que irá cair nos exercícios que irão fazer durante aa aulaa. Muitas vezes vocês precisará fazer resumos e estudar junto com seus colegas de equipe, que serão substituídos em cada aula da primeira parte do curso, até você descobrir com quem você combina mais.