A disciplina tem por objetivo discutir tópicos complementares à disciplina Introdução à Mecânica dos Sólidos de modo a contribuir para a formação em Teoria das Estruturas.
Conhecimentos a serem assimilados: 1. Estados de tensão e de deformação em um ponto. Lei de Hooke generalizada. 2. Energia de deformação. Princípio dos trabalhos virtuais. 3. Flambagem de Euler. 4. Distribuição das tensões tangenciais em seções delgadas. Centro de cisalhamento.
Habilidades a serem desenvolvidas: Ser capaz de: representar o estado de tensão em um ponto; modelar, analisar e dimensionar estruturas reticuladas simples; resolver estruturas hiperestáticas pelo método dos esforços; aplicar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas e desenvolver traquejo aritmético e algébrico. Valores e atitudes a serem incorporados Adotar posturas éticas. Reconhecer a importância e utilidade da engenharia de estruturas. Apreender o caráter multidisciplinar da mecânica das estruturas e seu papel nas diversas modalidades de engenharia.