Objetivos:

A disciplina objetiva construir uma perspectiva sobre fenômenos sociais, estabelecendo conexões entre diferentes setores da sociedade. À luz de teorias contemporâneas, busca-se estimular os alunos a refletirem sobre temas vinculados ao desenvolvimento tecnológico, relações políticas, econômicas e sociais que constituem processos culturais tanto em âmbito local quanto em âmbito mundial. 

Programa Resumido:

As transformações tecnológicas, econômicas e políticas contemporâneas têm provocado diversificados processos culturais, estimulando novos comportamentos humanos e específicas formas de relações sociais e entre setores sociais. Tais mudanças caracterizam culturas de convergências e de participação significativa, constituindo novas estruturas mercadológicas e de gestão organizacional, por meio de diversos e genuínos processos de produção de conhecimento.

Periodicamente, o mundo passa por estes tipos de metamorfoses. Refletir sobre mudanças de seu tempo, é fundamental para o desenvolvimento profissional e acadêmico de estudantes de quaisquer áreas de atuação.

Neste sentido, a disciplina envolve conteúdos sobre a atual cultura digital e seus efeitos em estruturas sociais tradicionais, considerando o choque entre buscas por integrações sociais e o fundamentalismo, intolerâncias culturais e as identidades nacionais, bem como incertezas criadas por processos de unificações e fragmentações em escala planetária.

Assim, por meio da educomunicação, busca-se compreender formas de sistematização de conhecimentos, elaborando e construindo procedimentos de mediação que permitam adequar transformações contemporâneas e demandas sociais ao desenvolvimento técnico e cognitivo do corpo discente.

Programa:

1.    Cibercultura/cultura digital;

2.    Convergências e participação significativa;

3.    Efeitos da cultura digital na globalização;

4.    O que é globalização;

5.    Contemporaneidade e riscos naturais e culturais;

6.    Relação entre globalização e tradição;

7.    A família contemporânea;

8.    Importância da cultura digital para a democracia;

9.    Democracia digital, Fake News e liberdade de expressão;

10. Educomunicação: um processo de sistematização de conhecimentos.

Metodologia:

A metodologia de ensino tem base em princípios da educomunicação. Envolve a otimização de conhecimentos e compartilhamento com a sociedade, por meio de aulas expositivas, Stalking Teórico de A a Z, criação de fanpage, organização da turma em grupos produção de ‘mesa digital no Facebook’, e desenvolvimento de atividades junto a grupos/organizações sociais.

Avaliação:

Atividades individuais e em grupo;

Critério:

Avaliação contínua cujas médias periódicas serão provenientes das produções individuais e coletivas.

Norma de Recuperação:

Prova escrita

Referências:

ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 Ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.  2 Ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999.

OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018.

Plano de curso:

Encontros

Datas

Descrição

 

01

17/08

 

17/08

Vesp.

Apresentação pessoal, apresentação da disciplina e da metodologia de trabalho, formação de grupos.

18/08

Not

Apresentação pessoal, apresentação da disciplina e da metodologia de trabalho, formação de grupos.

02

 

24/08

Vesp.

Documentário – Dilema das redes (com roteiro de observação). Atividade individual: o professor irá gerar uma proposição na fanpage, relacionando o documentário à disciplina. Os alunos deverão responder com base no roteiro proposto.

Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.

 

25/08

Not.

Documentário – Dilema das redes (com roteiro de observação). Atividade individual: o professor irá gerar uma proposição na fanpage, relacionando o documentário à disciplina. Os alunos deverão responder com base no roteiro proposto.

Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.

 

03

31/08

Vesp.

Cibercultura

(Aula expositiva)

Referência:

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30.

Atividades: provocação na fanpage.

 

01/09

Not.

Cibercultura

(Aula expositiva)

Referência:

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30.

Atividades: provocação na fanpage.

 

04

08/09

Not.

Cultura da convergência

(Aula expositiva)

Referência:

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.  2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53.

Atividade em grupo (os alunos deverão escolher um setor da cultura (governos, empresas, famílias, ONG, movimentos sociais, segmentos turísticos, em seguida deverão criar um álbum (imagens) com legendas, representando o setor escolhido junto à cultura da convergência. As imagens poderão ser retiradas da própria Web e as legendas devem ser frases do texto sugerido.

14/09

Vesp.

 Cultura da convergência

(Aula expositiva)

Referência:

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.  2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53.

Atividade em grupo (os alunos deverão escolher um setor da cultura (governos, empresas, famílias, ONG, movimentos sociais, segmentos turísticos, em seguida deverão criar um álbum (imagens) com legendas, representando o setor escolhido junto à cultura da convergência. As imagens poderão ser retiradas da própria Web e as legendas devem ser frases do texto sugerido.

05

 

15/09

Not.

Preparação para mesa digital no Facebook: discussão sobre efeitos da cultura digital na globalização, apresentação da literatura, normas de produção

Referência básica:

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018.

Referência complementar:

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.  2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30.

21/09

Vesp.

Preparação para mesa digital no Facebook: discussão sobre efeitos da cultura digital na globalização, apresentação da literatura, normas de produção

Referência básica:

GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018.

Referência complementar:

JENKINS, Henry. Cultura da convergência.  2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30.

06

 

22/09

Not.

Apresentação: grupo 01 (Uma globalização nova e revolucionária) - Referência: Giddens (1999, capitulo 01)

Apresentação: grupo 02 (Riscos: dinâmicas mobilizadoras da sociedade) -  eferência: Giddens (1999, capítulo 02)

28/09

Vesp.

Apresentação: grupo 01 (Uma globalização nova e revolucionária) - Referência: Giddens (1999, capitulo 01)

Apresentação: grupo 02 (Riscos: dinâmicas mobilizadoras da sociedade) - Referência: Giddens (1999, capítulo 02)

07

29/09

Not.

Apresentação: grupo 03 (Tradição e cultura contemporânea)

Referência: Giddens (1999, capitulo 03)

Apresentação: do grupo 04 (Família: novos formatos, novos contextos) - Referência: Giddens (1999, capitulo 4)

05/10

Vesp.

Apresentação: grupo 03 (Tradição e cultura contemporânea) - Referência: Giddens (1999, capitulo 03)

Apresentação: do grupo 04 (Família: novos formatos, novos contextos) – Referência: Giddens (1999, capitulo 4)

08

06/10

Not.

Apresentação: grupo 05 (Democracia e comunicação digital) - Referência: Giddens (1999, capítulo 05)

Apresentação: grupo 06 (Fake News e os desafios à democracia) – Referência: Oliveira e Souza (2018).

13/10

Not.

Avaliação da mesa digital// Educomunicação e sistematização do conhecimento (aula expositiva)

Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.

Referência

ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.

09

19/10

Vesp.

Apresentação: grupo 05 (Democracia e comunicação digital)

Referência

Giddens (1999, capítulo 05)

Apresentação: grupo 06 (Fake News e os desafios à democracia)

Referência

Oliveira e Souza (2018).

20/10

Not

Educomunicação e sistematização do conhecimento

(Aula expositiva)

Referência

ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.  

Discussão sobre as propostas de intervenção educomunicativa  (estruturação//planejamento)

10

26/10

Vesp.

Avaliação da mesa digital// Educomunicação e sistematização do conhecimento (aula expositiva)

Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.

Referência

ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.

27/10

Not

Passos metodológicos para a produção de processos educomunicativos// intervalo // atividades em grupos: os alunos deverão elaborar propostas de intervenção social respondendo à seguinte questão: Como situar (colaborar com o desenvolvimento) unidades sociais (unidade escolhida) no pós-pandemia, mediante desafios propostos pela convergência e globalização?

Texto:

(Alves, 2009): Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura.

Reportagem folha de São Paulo (17/07/21): Novos hábitos mudam estratégias de empresas para o pós-covid

11

03/11

Not

Elaboração do produto educomunicativo

 

09/11

Vesp.

Educomunicação e sistematização do conhecimento

(Aula expositiva)

Referência

ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.  

Discussão sobre as propostas de intervenção educomunicativa  (estruturação//planejamento)

12

10/11

Not.

Elaboração do produto educomunicativo

16/11

Vesp.

Passos metodológicos para a produção de processos educomunicativos// intervalo // atividades em grupos: os alunos deverão elaborar propostas de intervenção social respondendo à seguinte questão: Como situar unidades sociais (unidade escolhida) no pós-pandemia, mediante desafios propostos pela convergência e globalização?

Texto:

(Alves, 2009): Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura.

Reportagem folha de São Paulo (17/07/21): Novos hábitos mudam estratégias de empresas para o pós-covid

13

17/11

Not.

Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)

 

23/11

Vesp.

Elaboração do produto educomunicativo

 

14

24/11

Not.

Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)

 

30/11

Not.

Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)

 

15

1º/12

Not.

Retrodução

07/12

Vesp.

Retrodução

16

08/12

Not.

Implementação com alterações

14/12

Vesp.

Implementação com alterações

17

15/12

Not.

Avaliação da disciplina e entrega de relatório

21/12

Vesp.

Avaliação da disciplina e entrega de relatório