Ampliar o conhecimento sobre alguns aspectos da Música Popular Brasileira. Linguagens, gêneros, estilos, movimentos, influências, transformações, inovações. A partir da escuta atenta, da apreciação e contextualização histórica o aluno aprofundará seus conhecimentos acerca do tema estudado.

Neste semestre estudaremos a produção do movimento musical conhecido como Clube da Esquina que foi responsável pela inserção de inúmeros elementos musicais que hoje são utilizados por vertentes da MPB, do Jazz e do Rock Progressivo, mas que em nenhum momento foram atribuídos a eles a maternidade destas inovações.

É mister que todas as pessoas inscritas tenham em mente que, no momento das aulas, a atenção à escuta deve ser total, evitando dispersões com redes sociais, aplicativos de comunicação instantânea e outras atividades que desviem a atenção concentrada na escuta das músicas.  A ideia básica é que percebamos que a audição também tem foco, como o olhar e que através dela também podemos adquirir conhecimentos.

Mais do que apenas escutarmos as músicas, procuraremos entender o "corpo do som", ou seja, as diversas interrelações entre os instrumentos executantes e como eles nesta dinâmica produzem conhecimento, renovações estéticas e aberturas de novos caminhos musicais que acabaram por colocar a música popular brasileira como uma das mais sofisticadas e exuberantes manifestações musicais do planeta.