a) tecer relações entre os contextos sócio-musicais de origem da canção de câmara e aqueles existentes em outros momentos, principalmente na contemporaneidade nacional;
b) refletir sobre o locus da canção no campo educacional;
c) compreender as implicações nacionalistas, coloniais e/ou tecnológicas existentes na construção de um ideal de uma interpretação da canção de câmara;
d) explorar os diversos âmbitos de realização da canção: amador, educacional, profissional, especializado e criativo/performático.
e) descrever processos ligados à compreensão da canção a partir de seus intérpretes/performers (cantores e pianistas);
f) discutir, avaliar e explorar relações representacionais presentes na compreensão e interpretação da canção de câmara;
g) realizar uma leitura crítica dos tipos de referências artísticas (estilístico e técnico) e bibliográficas utilizadas nos estudos da canção;
h) escrutinar os materiais de trabalho da canção de câmara: texto/poesia, música, som, voz, piano, artifícios de representação, espaço, corpos e tempo.
- Docente: Luiz Ricardo Basso Ballestero