Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
ARQ5110 - Comunicação Museológica - Princípios e Aplicações em exposição e educação patrimonial
Profa. Dra. Marília Xavier Cury
Período: 09/08 a 06/09/2021

Objetivos

1- Conceituar Comunicação Museológica e estabelecer interfaces e diálogos com a arqueologia, antropologia e sociologia

2- Refletir sobre questões relacionadas à comunicação em museus, com ênfase em exposição e educação patrimonial e museal

3- Entender a participação do(s) público(s) como ator(es) do processo comunicacional

4- Introduzir as diretrizes dos estudos de recepções

5- Discutir qualidade comunicacional em exposição e educação patrimonial e museal

6- Refletir sobre curadoria colaborativa e compartilhada de exposição e educação patrimonial

Justificativa

Partimos das três funções básicas do museu (científica, educacional e social) para aprofundar um aspecto da curadoria – a comunicação museológica. A referência teórica da Comunicação adotada parte do deslocamento dos meios para as mediações culturais, lugar desde onde as interpretações se constroem (Martín-Barbero, 1997). Inicialmente a disciplina situa o museu como espaço de relações estabelecidas (profissionais, públicos) e de cruzamentos de culturas (as dos profissionais, as dos públicos). A partir da concepção de Mediação Cultural (Martín-Barbero, 1997), é discutida a recepção e o papel do receptor, considerando a relação com a emissão e o emissor, e as formas interpretativas dialógicas negociadas.

Interessa-nos o entendimento do museu como espaço de conflito, disputa, trocas, negociações e reconciliações, tensões, enfim, questões inerentes aos processos de democratização por meio das exposições e da educação patrimonial e museal.

Conteúdo

1- A Comunicação e o museu, posicionamentos e deslocamentos, abordagens a partir dos anos 1970 até o fim do séc. XX – as relações entre emissão/emissor, meio (exposição e educação) e recepção/receptor e a “revolução comunicacional”

2- Séc. XXI e a virada epistemológica – Dos meios para as mediações, Teoria da Comunicação e a Interdisciplinaridade: potencialidades para os museus e a pauta descolonial

3- Teoria da Comunicação e Comunicação Museológica – Reflexões para a musealização e a

curadoria da arqueologia e outras áreas

4- Teoria das Mediações – o museu como campo de disputas em torno das mensagens da arqueologia e outros campos.

5- A integração do processo comunicacional – condições de produção / veiculação de mensagens / recepção _ arqueologia, museologia e outros campos / exposição, educação patrimonial e museal / públicos

6- O(s) público(s) como ator(es), o(s) público(s) como curador(es) do museu de arqueologia e etnologia e outras tipologias

7- A crise da museologia e a Museologia Crítica – coleção, participação, hegemonia e políticas públicas

8- A crise da museologia e a Museologia Social – museus comunitários, a autogestão, processos de colaboração e curadorias compartilhadas com agentes sociais e culturais

9- As práticas e narrativas museais e os atores contra-hegemônicos – das ausências para as

emergências e contra-narrativas

10 – As pesquisas de recepção – a mudança de olhar e de locus dos estudos da comunicação no museu de arqueologia e etnologia e outras tipologias