O curso visa apresentar em teoria e prática noções de escrita musical
contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica,
perceptiva e generativa. Além dos aspetos de poética composicional e composição
como prática coletiva e individual. Os principais aspectos abordados serão:
Escritas do tempo na música do séc.XX Escolha e construção (mise-en-forme) do
material
No que tange às Escritas do tempo na música do séc.XX serão trabalhadas as ideias de compositores como : Messiaen (tempo-eternidade-aevum) ; Xenakis (fora-do-tempo, temporal e no-tempo) ; Boulez (liso e estriado) ; Grisey (tempo liminar) ; Stockhausen (forma momento) ; Ferneyhough (tactilidade do tempo) ; Vaggione (micro-tempos) Ao longo das aulas serão trabalhadas propostas individuais e coletivas de composição conforme temática do semestre, acompanhadas de análise de obra que tomam por repertório base: Stockhausen - Klavierstück VIII e Momente Xenakis – Analogique A e B e Pithoprakta Ferneyhough – Mnemosine Berio – Circles e O King Willy Correa de Oliveira - Instantes Aspectos como escolha de material e constituição da forma como horizontalidade, verticalidade, sobreposição e profundidade, linearidade, dispersão/foco, luminosidade, volume, rugosidade, colorido elasticidade, serão abordados não apenas nestas composições como em estudo da construção da forma (mise-en-forme) dos objetos musicais, pensando a música como grande objeto musical em modulação e justaposição.
No que tange às Escritas do tempo na música do séc.XX serão trabalhadas as ideias de compositores como : Messiaen (tempo-eternidade-aevum) ; Xenakis (fora-do-tempo, temporal e no-tempo) ; Boulez (liso e estriado) ; Grisey (tempo liminar) ; Stockhausen (forma momento) ; Ferneyhough (tactilidade do tempo) ; Vaggione (micro-tempos) Ao longo das aulas serão trabalhadas propostas individuais e coletivas de composição conforme temática do semestre, acompanhadas de análise de obra que tomam por repertório base: Stockhausen - Klavierstück VIII e Momente Xenakis – Analogique A e B e Pithoprakta Ferneyhough – Mnemosine Berio – Circles e O King Willy Correa de Oliveira - Instantes Aspectos como escolha de material e constituição da forma como horizontalidade, verticalidade, sobreposição e profundidade, linearidade, dispersão/foco, luminosidade, volume, rugosidade, colorido elasticidade, serão abordados não apenas nestas composições como em estudo da construção da forma (mise-en-forme) dos objetos musicais, pensando a música como grande objeto musical em modulação e justaposição.
- Docente: Silvio Ferraz Mello Filho