- Olá, pessoal!
Essa disciplina tem por objetivo geral apresentar o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação afetiva e de personalidade.
Em termos específicos, espera-se que ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo afetivo e de personalidade, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.
- Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo afetivo e de personalidade) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos. - Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo afetivo e de personalidade.
- Realizar um processo psicodiagnóstico pautado em diferentes instrumentos de avaliação psicológica (cognitiva, interesses/habilidades e personalidade).
Essa disciplina tem por objetivo geral apresentar o histórico e os princípios dos processos de Avaliação Psicológica, assim como suas possíveis consequências sociais, com ênfase na avaliação afetiva e de personalidade.
Em termos específicos, espera-se que ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos instrumentos e dos processos de avaliação psicológica considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de instrumentos de avaliação psicológica voltados ao campo afetivo e de personalidade, com base na definição e operacionalização de seus principais conceitos.
- Planejar o uso de recursos de avaliação psicológica (sobretudo no campo afetivo e de personalidade) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos. - Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica, com ênfase no campo afetivo e de personalidade.
- Realizar um processo psicodiagnóstico pautado em diferentes instrumentos de avaliação psicológica (cognitiva, interesses/habilidades e personalidade).
- Docente: Sonia Regina Pasian