OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

* Referentes ao conteúdo:
- enfocar as origens, a organização e o funcionamento das agências de turismo (agências de viagens e operadoras turísticas) como principais componentes do mercado de lazer e turismo;
- enfatizar a importância e o uso do planejamento estratégico e da gestão aplicados a empreendimentos do setor de agenciamento turístico.
* Referentes ao docente:
- proporcionar os conhecimentos básicos para a compreensão da atuação das agências de turismo como canais de distribuição dos produtos turísticos, sobretudo face às novas realidades enfrentadas pelo setor; 
- oportunizar experiências de aprendizagem por meio de vivências relativas ao planejamento estratégico e à gestão de agências de turismo e à formatação de produtos turísticos.
* Referentes aos discentes:
- identificar os conceitos fundamentais referentes às agências de turismo, bem como suas possibilidades de atuação face aos processos de intermediação, desintermediação e reintermediação do mercado turístico e à segmentação de mercado em turismo;
- discutir o papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro;
- observar e comparar diferentes estruturas e formas de organização e funcionamento de agências de turismo; - identificar os conceitos fundamentais referentes ao planejamento e à gestão de agências de turismo, com foco na qualidade de serviços;
- observar e comparar os diferentes produtos oferecidos pelo mercado de agências de turismo;
- participar ativamente da construção do conhecimento, de forma individual e coletiva, a partir dos estudos teóricos, das atividades práticas e de experiências pessoais e profissionais;
- demonstrar, por meio dos trabalhos a serem propostos, a aquisição das competências fundamentais para a atuação na área.

Para mais informações, consulte o programa completo da disciplina no Sistema Júpiter:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=ACH1505&codcur=86150&codhab=204