Ementa

O curso visa apresentar aos alunos um panorama sobre as possibilidades dos usos analíticos de sistemas de indicadores em várias atividades relacionadas à gestão e às políticas públicas: análise de conjuntura, análise de programas e políticas orientada pela metodologia de análise de políticas públicas, marco lógico, análise de experiências práticas de construção de sistemas. A primeira parte do curso aborda os principais aspectos conceituais, tipos e propriedades dos indicadores, indicadores simples e sintéticos. A segunda parte do curso aprofunda as possibilidades de construção e uso de indicadores em diferentes áreas de políticas públicas. Ressalta-se que o curso enfatizará uma visão policy oriented e analítica dos indicadores. Nesta versão da disciplina (2020), todas as interações serão remotas (google meet).

 Objetivos

Apreensão de conceitos essenciais sobre a construção de indicadores em diferentes contextos de políticas públicas e desenvolvimento de uma visão crítica e analítica dos sistemas de indicadores.

Critérios de avaliação

 Os alunos serão avaliados por meio de:

1) Auto avaliação (20%);

2) Acompanhamento das atividades da disciplina (via meets e comunicação para a professora via e-mail quando houver dificuldades e problemas) (10%);

2) Trabalho em grupo de 4 integrantes a ser feito durante o semestre (70%). Haverá duas opções de trabalho: discussão dos indicadores vinculada ao marco lógico que vocês vão desenvolver na disciplina de Projetos (Profa. Patrícia e Úrsula) ou análise de um subtema vinculado ao tema guarda-chuva “Dinâmicas do trabalho no capitalismo contemporâneo”. A ideia é contemplar os discentes matriculados ou não em Projetos.

 

Média Final = (Auto avaliação*0,20) + (Acompanhamento*0,10) + (Trabalho*0,70)

 

Principais aspectos abordados:

a) Definições e Conceitos: indicadores e Sistemas de Informação

b) Principais propriedades dos indicadores

c) Indicadores simples e compostos

d) Dimensões demográficas, territoriais e setoriais.

e) Significados e usos dos principais indicadores nas áreas de políticas públicas

f) Principais sistemas de informação no Brasil e suas fontes de dados

g) Usos de sistemas de indicadores em organizações, governos, etc.