Objetivo
A disciplina objetiva fornecer aos alunos uma compreensão sobre a origem, conceitos e práticas relacionadas com o campo da educação não formal, particularmente, enfatizando as práticas que ocorrem no âmbito do lazer e da cultura.

Programa Resumido
Tendo como base os conceitos e diferentes práticas no campo da educação não formal e, também, da animação sociocultural, busca-se possibilitar aos estudantes, por meio de vivências variadas, vistas técnicas e viagens didáticas, o contato com educadores, coletivos e equipamentos culturais que atuam no campo da educação não formal e no âmbito do lazer.

Programa
1. Educação não formal: origens, histórico e conceituação;
2. Relações e diálogos entre: educação não formal, formal e informal;
3. Educação não formal e o diálogo com a animação sociocultural;
4. Animador/educador não formal na perspectiva dos círculos de cultura de Paulo Freire;
5. Educação não formal e participação comunitária;
6. E educação não formal, lazer e práticas culturais da/na cidade.
7. O educador/animador no contexto da educação não formal e da animação sociocultural;
8. Educação não formal no contexto da cidade educadora.

Referências 
Bibliografia Básica
ARANTES, Valéria Amorim (Org.); TRILLA, Jaime; GHANEM, Elie. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. – (Coleção pontos e contrapontos).
FERNANDES, R. S. Entre nós o Sol: relações entre infância, cultura, imaginário e lúdico na educação não-formal. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2001.
GARCIA, Valéria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2009. 
GOHN, Maria da G. Educação Não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 
PALHARES, José Augusto. Reflexões sobre o não escolar na escola e para além dela. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 22, n. 2, 2009, pp. 53-84. Disponível em http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000200004&lang=pt. Acesso em 21/04/2014.
TRILLA, Jaume. La educación informal. Barcelona: PPU, 1987.
_____________. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. - Barcelona: Editorial Ariel, 1996.

Bibliografia complementar
GARCIA, Valéria Aroeira. Educação Não-formal: do histórico ao trabalho local. In: Park, Margareth Brandini. Formação de educadores: memória, patrimônio e meio-ambiente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
LOPES, M. S. e MALTEZ, M. (Coord.). Animação sociocultural: Turismo, Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Local. Portugal: Intervenção, 2013.
LOPES, Marcelino de Sousa (Coord.) Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Chaves, Intervenção, 2011.
RODRIGUES, Juliana P. Uma nova versão sobre a história do Serviço de Recreação Operária: memórias reveladas sobre os anos de 1958 a 1964. Tese de Doutorado, São Paulo: FEUSP, 2009.
SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes; PARK, Margareth Brandini e FERNANDES, Renata Sieiro (Orgs.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas, SP: Editora da Unicamp e Centro de Memória, 2001. UCAR, Xavier. La Animación Sociocultural. Barcelona, Ediciones CEAC, 1992