Introdução: A disciplina História da Filosofia I (cód. 5940651) é uma introdução a questões filosóficas voltadas para a formação dos alunos de graduação do curso de psicologia da FFCLRP-USP. Seu programa privilegia a história da filosofia a partir da modernidade, subjacente à formação e história da psicologia como ciência ou forma de saber contemporâneo.

Objetivo: A disciplina visará dar aportes da filosofia às questões de formação vivenciadas pelos alunos de graduação do curso de Psicologia da FFCLRP-USP. Considerando que tradicionalmente a filosofia se caracteriza por uma investigação dos fundamentos da realidade vivida, tratar-se-á, em síntese, de oferecer a possibilidade de investigar pressupostos teóricos (ou de saber) e práticos (isto é, de ação) presentes no campo da psicologia, o que, aliás, a filosofia também opera sobre si mesma através de sua história.

Metodologia: Há de se levantar, inicialmente, temas e questões de interesse dos alunos, presentes em sua formação, para a partir de então buscar na filosofia investigações pertinentes à discussão de seus fundamentos. O Programa da disciplina no Júpiter é suficientemente amplo para isso. Com isso pretendemos realizar uma metodologia ativa de ensino, que parta dos problemas que os alunos desejam elaborar em sua formação de psicólogos, com o aporte da filosofia.