O Curso de Ciências Biomédicas tem formado profissionais de excelência preparados para atuar em diversas áreas acadêmicas, biotecnológicas e outros campos do mercado de trabalho contribuindo para o avanço socioeconômico da sociedade brasileira.

Neste contexto, o atual cenário pandêmico que vimemos, modificará substancialmente a nossa forma de ver e viver o mundo. Não será diferente com os profissionais e estudantes da Ciências Biomédicas.

Os pesquisadores e Professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, responderam rapidamente ao chamado da sociedade  e governos no intuito de produzir conhecimento e gerar respostas sobre a atuação do SARS-CoV-2 no organismo humano, alvos e potencias tratamentos e vacinas, além dos alcances epidemiológicos e sociais da COVID-19.  Vários deles, tiveram projetos aprovados junto a agências de fomento (FAPESP, CNPq)

No momento em que nossa faculdade vivencia e segue os passos dos avanços científicos e biotecnológicos na área da COVID-19, a disciplina RCB0200 modifica-se esta ano para trazer a oportunidade aos alunos de Ciências Biomédicas de vivenciar, aprender e participar do movimento da FMRP contra o SARS-CoV-2.

Desta forma, excepcionalmente no ano de 2020, a disciplina RCB0200 terá como foco a imersão dos alunos nos aspectos científicos e biotecnológicos da pandemia COVID-19 através da ótica dos pesquisadores das diversas áreas da FMRP: Biologia Celular, Bioquímica e Imunologia, Farmacologia, Fisiologia, Infectologia, Saúde Pública etc.