Propõe-se a investigação e exploração teórico-práticas das noções de existência, resistência e sobrevivência no campo da performance artística contemporânea. A tríade conceitual “existência-resistência-sobrevivência” será investigada através do estudo das obras de artistas contemporâneos, que tenham uma produção marcadamente política, e da criação e desenvolvimento de estratégias de existência-resistência-sobrevivência coletivas dentro do contexto no qual os participantes se inserem. Para tanto, será necessário: (i) investigar, de forma teórico-prática, os conceitos da existência, da resistência e da sobrevivência no campo performático; (ii) estudar as dimensões dos conceitos estudados na bibliografia sugerida, incentivando a revisão e a apropriação dos conceitos pelos participantes; (iii) desenvolver estratégias performáticas enquanto formas de intervenção política, incentivando entrelaçamentos entre teoria e prática para a criação artística; e (iv) promover o desenvolvimento de processos de criação que resultem na criação de atos performáticos pelos participantes da disciplina.

Os meios de avaliação serão sistemáticos, contínuos e  cumulativos. Seus critérios são: a participação nos debates; capacidade argumentativa; comprometimento com os processos desenvolvidos durante a disciplina; e atuação nos processos de criação coletivos. Os instrumentos de avaliação serão: (i) o desenvolvimento de um projeto coletivo final, que envolva todos os participantes, e que culmine na criação de uma performance/intervenção que explore as noções de existência, resistência e sobrevivência no contexto em que se inserem e (ii) a elaboração de documentos de processo individuais, que contemplem a inter-relação entre a performance criada, o papel do participante na concepção e efetivação da performance concebida coletivamente e os conteúdos teóricos abordados.