Geral: Formar o(a) aluno(a) para analisar criticamente as relações sujeito-ambiente em instituições públicas ou programas comunitários e propor um projeto de atuação orientado por referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Ambiental. Específico: Levar o(a) aluno(a) a: 1. Definir o objeto da Psicologia Ambiental e conhecer sua relação intrínseca com outras áreas que investigam e atuam na interface sujeito-ambiente. 2. Identificar correntes e métodos da Psicologia Ambiental. 3. Conhecer os aportes da Psicologia Ambiental que contribuem para o enfrentamento de problemáticas da relação sujeito-ambiente em instituições e comunidades. 4. Desenvolver habilidades para a realização da leitura socioambiental de uma instituição ou um programa comunitário, de forma a considerar a constituição socioespacial e territorializada dos sujeitos. 5. Desenvolver habilidades para a busca de instrumentos de avaliação de espaços e programas institucionais e comunitários. 6. Desenvolver habilidades para a elaboração de projeto de atuação em instituição ou comunidade.