Introdução à Relatividade


A disciplina de Introdução à Relatividade vai começar apresentando as bases da Relatividade Restrita, em particular o conceito de invariância de Lorentz e de 4-vetores. 

Em seguida vamos mostrar como essa teoria não dá conta da descrição da força gravitacional, e como Einstein chegou ao Princípio da Equivalência e à noção de invariância de Lorentz local. 

Essas noções nos levam diretamente aos conceitos de curvatura, primeiro em um contexto puramente espacial, depois num sentido amplo -- a curvatura do "espaço-tempo". 

Finalmente, vamos desenvolver a Relatividade Geral e mostrar como a força da gravidade pode ser descrita, na Relatividade Geral, por equações que conectam essa curvatura do espaço-tempo à distribuição de matéria, por um lado, e às trajetórias de partículas, de outro.

Já dentro da Relatividade Geral, algumas das aplicações que pretendemos estudar incluem:

  • buracos negros
  • ondas gravitacionais
  • cosmologia


As minhas aulas serão auto-contidas, mas se vocês quiserem se fixar num livro-texto, eu recomendo o "Spacetime and Geometry", de Sean Carroll. Ele está disponível na Biblioteca, e também "por aí" ;-) .

Há diversos outros livros que vocês podem utilizar também, tais como o "Gravitation and Cosmology", do Steven Weinberg, o "Teoria Clássica de Campos", do L. Landau (bem mais avançado), ou o mais recente "Einstein Gravity in a Nutshell", do Tony Zee (ainda não disponível na nossa biblioteca, mas que devemos ter em breve). 


Finalmente, um aviso importante: as aulas começam apenas após o Carnaval -- no dia 2 de Março, portanto.

Até lá!


-Raul Abramo