Disciplinas experimentais devem contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimentais no processo de produção do conhecimento. A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, com o uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo aprimoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos. Nesta disciplina deve ser adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza sejam enfatizadas. Cada experimento deve ser realizado ao longo de algumas semanas não havendo, em um semestre letivo, mais do que cinco experimentos. O objetivo desta disciplina é aprofundar as bases da metodologia científica através de experimentos complexos envolvendo, principalmente, aspectos do eletromagnetismo, dentre os quais: 1. Circuitos elétricos em corrente contínua e alternada 2. Medidas de campos elétricos e magnéticos 3. Movimento de partículas em campos elétricos e magnéticos 4. Aspectos das leis de Gauss, Ampère e Faraday Introduzir conceitos sobre: 1. Aperfeiçoamento do conceito físico de medida. 2. Aprendizado de técnicas para a realização de medidas científicas, tratamento e apresentação dos resultados. 3. Aprofundamento à teoria de probabilidades e sua aplicação no tratamento de dados experimentais. 4. Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos teóricos e resultados experimentais. 5. Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos científicos. 6. Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações.