A formação docente para o ensino superior é um dos objetivos da Pós-Graduação stricto sensu. Esta docência exige conhecimentos, saberes, habilidades e competências das ciências da educação, que não são menos importantes do que a formação e competência na área de conhecimento específico na qual o indivíduo irá atuar - os chamados “saberes disciplinares”. Além disto, a sociedade contemporânea, em constante transformação, impõem novos ritmos e demandas que interferem no sistema educacional. Apresenta-se então o desafio de caminhar rumo ao ensino e educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano-sensorial, intelectual, emocional, social e ética - com as modernas tecnologias. Tal fato implica na construção de novos modelos para o processo de ensino-aprendizagem. Os cursos de pós-graduação devem comprometer-se na formação de novos docentes aptos a enfrentar este desafio. Deste modo, a presente disciplina, se apresenta como um espaço para reflexão sistematizada e crítica sobre a prática docente, debruçando-se sobre os aspectos didáticos ou metodológicos e dimensões relativas a questões éticas, afetivas e político-sociais envolvidas na docência universitária.