Objetivos da disciplina

A disciplina SHS-0383 tem como objetivo promover a integração dos conceitos e ferramental disponibilizado ao longo do curso, concluindo os eixos temáticos planejados e de acordo com o Projeto Político-Pedagógico estabelecido para o curso de Engenharia Ambiental da EESC/USP. Pretende-se despertar no aluno a compreensão dos principais elementos que orientam a aplicação de diferentes instrumentos de política ambiental e seus respectivos sistemas de gestão (públicos e privados) implementados no Brasil, situando-os diante de questões globais e locais e capacitando a atuar junto aos sistemas que operam tais instrumentos. Ainda, a disciplina pretende despertar o senso crítico em relação aos diferentes conceitos e abordagens de sustentabilidade ambiental, e sua integração à avaliação dos efeitos das políticas de desenvolvimento sobre o meio ambiente e a sociedade.


Metodologia de Ensinagem

A disciplina é amparada por aulas expositivas e dialogadas, que poderão envolver atividades de campo, estudos de caso e resolução de problemas, buscando-se construir um conhecimento que seja compartilhado coletivamente ao longo do semestre. Nesse sentido, a pró-atividade na participação do aluno é imprescindível para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Ao longo da disciplina será oferecido aos alunos material de apoio para a aprendizagem, que consiste de livros, artigos científicos, artigos/notas técnicas, documentação básica com descrição da estrutura/sistema que opera determinado instrumento de política, estudos técnicos, documentação ilustrativa (atas, instruções normativas, pareceres etc.). O docente irá atuar como moderador dos debates e como ‘repositor' dos conhecimentos construídos (questões apresentadas pelo aluno, por exemplo, a partir da compreensão da estrutura que opera um determinado instrumento de política ambiental).


Metodologia de Avaliação

O aluno é avaliado sob 3 aspectos de aprendizagem: cognitivo, procedimental e atitudinal. A avaliação é baseada na elaboração de portfolio individual que consiste no registro e reflexão crítica do processo de aprendizagem (em suas dimensões procedimental: respostas às atividades; substantivo: apreensão e aplicação dos conceitos/conteúdos/ferramentas; e atitudinal: proatividade/autonomia para a aprendizagem). A nota final é integrada pelas notas das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, determinada conforme consta no programa da disciplina.


Processo de aprendizagem

O aluno deverá se dedicar ao estudo e análise crítica do material; elaboração das atividades aplicadas; elaboração quinzenal do portfolio; elaboração de questões para fomento ao debate conforme o cronograma; participação nos debates.





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