A disciplina de Economia Brasileira é obrigatória para os alunos ingressantes no doutorado em Economia Aplicada da ESALQ USP e tem por objetivo fornecer aos pós-graduandos os subsídios necessários à compreensão e à avaliação crítica dos principais movimentos econômicos, sociais e políticos no Brasil desde a colônia até o período atual, a partir da leitura das várias interpretações disponivies na literatura brasileira e latino-americana. Os alunos deverão adquirir a capacidade de entender o processo de formulação e implementação das principais políticas econômicas e como estas contribuíram e geraram as bases para a dinâmica econômica posterior e para a industrialização e modernização da agricultura. Esta discussão inicial permitirá o delineamento dos temas a serem debatidos na segunda parte do curso, tais como heterogeneidade estrutural (setorial e regional), papel do Estado no processo de industrialização e na modernização da agricultura, questão agrária, relação capital-trabalho, investimento externo direto, questões ambientais e energéticas, aspectos institucionais, inserção internacional e competitividade, políticas macroeconômicas e agrícolas, inovação e produtividade, dinâmica dos complexos agroindustriais, entre outros identificados pelo docente e pelos alunos dentre as linhas de pesquisa desenvolvidas neste programa de pós-graduação. Pretende-se, também, explorar a relação entre as políticas econômicas e a história de alguns setores e empresas relevantes para a história econômica do Brasil, evidenciando como elas aproveitaram oportunidades e enfrentaram desafios impostos pela conjutura econômica e como se relacionaram com o Estado. Para isto devem ser consultados alguns relatórios de competitividade setorial e livros de história de empresas. Pretende-se que os alunos utilizem os conhecimentos teóricos discutidos no início do curso e os conhecimentos sobre a história econômica do Brasil para elaborarem um artigo com interpretações próprias de estudos de caso e séries de dados setoriais ou econômicos que serão apresentadas nos seminários finais e que podem vir a fazer parte de um capítulo de suas teses de doutorado. Os discentes serão avaliados através de duas provas parciais, participação em debates em sala de aula, apresentação de Seminários e texto sobre tema escolhido e debatido com o docente no inicio do curso. O sistema de avaliação procura conciliar a avaliação individual do aluno com sua participação em discussões, pesquisas e exercícios em sala de aula e fora dela, com o objetivo de desenvolver o trabalho em grupo, a capacidade analítica e expositiva do aluno, permitindo que, aplicando conceitos teóricos em casos históricos, adquira capacidade para fazê-lo sobre a realidade econômica atual e sobre sua área de pesquisa específica. As provas serão compostas de questões dissertativas para exercitar o aluno na redação e argumentação de suas idéias e opiniões sobre as teorias utilizadas para a análise da Economia Brasileira.