O curso “Instituições de direito” para alunos de relações internacionais (RI) constrói o diálogo interdisciplinar entre direito e RI a partir de temas relacionados a globalização e governança global, regimes regulatórios policêntricos, direitos humanos e comércio internacional, entre outros. O curso proporciona o primeiro contato acadêmico de estudantes de RI com a agenda contemporânea de problemas jurídicos em âmbito nacional e internacional, e adota a perspectiva da sociologia jurídica. A perspectiva da sociologia jurídica, escolhida para o tratamento dos temas propostos, tem como intuito proporcionar ao aluno a reflexão sobre a internacionalização do discurso jurídico, e tratar de temas como legitimidade, governança global e pluralismo jurídico, direitos de propriedade e o discurso político sobre desenvolvimento. A metodologia pedagógica escolhida para o curso pretende aproximar os alunos de RI de importantes debates jurídicos a partir de estudos teóricos e empíricos, que permitem a problematização e o aprofundamento seletivo de temas de interesse social, político e econômico. Ademais, o curso pretende abordar institutos jurídicos básicos de direito privado - como contratos, títulos de crédito e garantia - conectando-os com sua função social e econômica. O intuito é fornecer aos alunos noções introdutórias sobre conceitos operacionais e práticos do direito, apresentando institutos de forma seletiva e as instituições burocráticas encarregadas de sua criação, modificação e aplicação. O material de leitura compreende textos teóricos e pesquisas empíricas, textos normativos e de jurisprudência. Cada aula é dividida em dois momentos: (i) aula expositiva e verificação de leitura prévia (nos termos do programa); e (ii) apresentação de seminários, preparados pelos alunos, seguida de debates com toda a classe. Todos devem ter lido previamente o material selecionado para debate, nos termos do programa do curso. As atividades dos monitores de graduação em direito consistem na realização de uma pré-monitoria semanal e na participação nos debates durante a realização de seminários. Durante a pré-monitoria, os monitores de graduação auxiliam os grupos de seminário na preparação de sua apresentação e do roteiro de leitura (ver Anexo I, deste programa), que acontecerá na semana seguinte. As monitorias, os seminários e os debates em sala de aula configuram método pedagógico destinado a auxiliar os alunos de RI na compreensão do material didático. É também uma oportunidade para o aprofundamento e a problematização dos temas selecionados.