- Permitir ao aluno refletir sobre o processo de trabalho, importância do trabalho como fator de exclusão/inclusão socioeconômica e cultural. -Refletir sobre o trabalho como área de ocupação humana, trabalho como instrumento de produção material e simbólica da vida e da vida social. - Compreender o Trabalho como ocupação humana nas diferentes etapas históricas da humanidade -Compreender o Trabalho e as relações de produção e trabalho na sociedade capitalista. - Compreender o trabalho como fonte identitária e móvel de inclusão em redes sociais de suporte, na sociedade moderna e contemporânea. -Compreender o trabalho na era da globalização da economia, a crise do trabalho e da sociedade salariada, a crise do emprego e do mercado de trabalho formal. -Levar o aluno a refletir sobre conceitos de trabalho e sofrimento, trabalho e identidade, trabalho e saúde, etc. - Possibilitar ao aluno instrumentos para análise dos modelos de organização do trabalho historicamente constituídos e compreender as relações entre organização e processos de trabalho e seus efeitos sobre a saúde; - Estudar as políticas de atenção ao trabalhador, no mundo contemporâneo e no Brasil. - Refletir sobre a relação entre trabalho, produção e consumo na sociedade contemporânea. - Novas formas de relações de trabalho: Empresa Social; Cooperativismo social e Economia Solidária