Preparar para o exercício da cidadania pelo ensino com extensão e pesquisa do direito constitucional e da gestão de políticas públicas de competência dos entes, entidades e órgãos dos poderes da República. Como método, reaplicável portanto, busca superar as noções tradicionais do processo de ensino e aprendizagem, notadamente pautado pela ideia de grade, disciplina, prova, parede da sala e limitada aos muros da universidade.
Empregamos metodologias ativas de aprendizado com o objetivo de promover o protagonismo do aluno. São propostas trilhas de aprendizagem em torno de temas da gestão pública. Com vontade de Constituição, e com vontade Orgânica, também podemos promover o ensino com extensão, acompanhando órgãos públicos dos três poderes da República, especialmente os colegiados.
Valorizamos dados e informações, conhecimento expresso e tácito, diretamente dos agentes,
servidores, empregados que podem descrever as estruturas e o funcionamento de programas,
projetos, atividades e ações, bem como indicadores de eficiência e efetividade da política pública
estudada. A trilha pode envolver várias instituições e formas de organização político-administrativa em diferentes níveis de gestão.
Nosso objetivo é mostrar a organização político-administrativa dos poderes porque entendemos ser este um elemento central no exercício dos direitos de cidadania, especialmente no Brasil e no Mercosul.
- Docente: Marcelo Arno Nerling