O objetivo desta disciplina é promover a reflexão histórico-filosófica sobre a construção do conhecimento psicológico, discutindo-se também questões que daí se desdobram para a formação e o exercício profissional em Psicologia. Essa reflexão terá como base aulas expositivas e discussões em grupo sobre temas e questões que estiveram presentes desde as origens da Psicologia como campo de saber e que ainda o estão, contemporaneamente, agora revestidas de outras formas e sentidos. Para tanto, serão trabalhados, por meio de aulas expositivas dos docentes e de grupos de discussão pelos alunos, supervisionadas pelos docentes e estagiários, textos de autores clássicos, cuja contribuição foi e é fundamental na construção das compreensões em Psicologia e para o entendimento da diversidade em nosso campo de conhecimento. O trabalho com os textos em aula visará não apenas a informar sobre processos psicológicos, mas principalmente focalizar as maneiras pelas quais cada autor concebeu e lidou com questões atinentes à definição do campo de conhecimento da psicologia na situação histórico–cultural em que o texto foi produzido. Trata-se de questões que dizem respeito, em grande parte, à concepção da Psicologia como ciência humana ou como ciência natural, tocando também a diversas concepções sobre a subjetividade. Este será o substrato para a compreensão reflexiva da história e filosofia da psicologia nesta disciplina. Assim, a compreensão das informações sobre processos psicológicos contidas nos textos será condição necessária, mas não suficiente, para atender as exigências da disciplina, que requer um trabalho de irmos para além da mera compreensão dos conteúdos informativos de cada texto. Nesse sentido, a leitura prévia do texto indicado para cada aula será indispensável como subsídio para que, em conjunto com as aulas, possamos ir além deles. Adicionalmente aos textos, utilizaremos um material de sinopse biográfica dos autores de cada texto, buscando contextualizar o texto daquela aula na obra do autor como todo.